27/04/2012

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA



ENGATE À TUGA !!!!!

João da Silva José Nóbrega de Correia, português de gema, natural de Coimbra, em viagem de negócios, longe da família... livre que nem um passarinho. Quarenta anos, executivo, senta-se na cadeira do avião com destino a New York e maravilha-se com uma deusa sentada junto à janela.

Após 15 minutos de voo, não se contém:
 -É a 1ª vez que vai a New York? 
-Não, é uma viagem habitual.

-Trabalha com moda?
-Não, viajo em função de minhas pesquisas. Sou sexóloga. 
-As suas pesquisas dedicam-se a quê? 
-No momento, pesquiso as características do pénis masculino. 

-A que conclusão chegou? 
-Que os Africanos são os portadores de pénis com as dimensões mais avantajadas e excitantes e os Árabes são os que permanecem mais tempo no coito. Logo, são os que proporcionam mais prazer às suas parceiras. Já os Europeus não costumam fazer parte das minhas pesquisas porque são portadores de um pénis desmotivador... quase que não dão prazer às mulheres... Desculpe-me Senhor, eu estou para aqui a falar mas não sei o seu nome... 

- AL Mohammed Issuf Nhantumbo! Filho de pai árabe e mãe africana.

ALMORRÓIDA RAPIOQUEIRA

.

Venda recorde de preservativos 
durante funeral de ex-presidente 

A venda recorde de preservativos, que pressupõe uma "maratona sexual" durante o funeral do ex-presidente do Malaui, Bingu wa Mutharika, realizado na segunda-feira, surpreendeu a imprensa e as redes sociais do país.
Negros para os amigos mais íntimos

Sem avançar números, o jornal "Nyasa Times" refere que as vendas de preservativos "bateram no teto" durante o funeral de Estado de Mutharika, presenciado por seis presidentes africanos e por milhares de pessoas que se deslocaram de todo o país para a capital, Lilongwé. "Vendo na cidade há oito anos e nunca vi pessoas a comprarem preservativos como o fizeram no sábado, domingo e na segunda-feira", relatou um vendedor ambulante, citado pelo jornal. "Fiz mais dinheiro a vender preservativos do que carne assada", admitiu um outro vendedor, perante relatos de 'stocks' esgotados e de venda e revenda das chamadas "balas de borracha" a pessoas que "assim que as compravam, nem ficavam para beberem uma cerveja". 
LOUIS VUITTON para quem está na moda

 O Malaui, país interior da África Austral é fortemente afetado pelo VIH/Sida, estimando-se que estejam infetados 12% dos seus 13 milhões de habitantes. O recorde de vendas de preservativos "é uma notícia muito positiva", considerou no Facebook John Chongwe Jr, um popular produtor de rádio radicado nos Estados Unidos, para quem "a campanha para usar estas coisas está a ganhar visibilidade".
PARA UM ALEGRE VELÓRIO

 O facto de milhares de pessoas terem aparentemente aproveitado a ida ao funeral para praticarem sexo levou Chongwe a falar no fenómeno "da procura de consolação na intimidade num momento de luto". Bingu wa Mutharika, falecido no início do mês era, nos últimos anos, um Presidente caído em desgraça, contestado internamente e isolado no plano regional por países como Moçambique a Zâmbia.

 IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
25/04/12

 .
.

JOSEPH STIGLITZ

PRÉMIO NOBEL DA ECONOMIA

.

"Nunca houve um programa de austeridade bem sucedido num país grande"

.

"A abordagem europeia é, sem dúvida, a menos prometedora. Penso que a Europa caminha para o suicídio"

.

"A austeridade combinada como os constrangimentos do euro é uma combinação fatal".

.

"O que estão a fazer é destruir o capital humano, estão a criar jovens alienados"

 

IN "i"- 27/04/12

.

.

MODA FEMININA

ELIE SAAB

WOMEN SUMMER 2012

FASHION SHOW



  


 .




 ANOREXIA





.
.

HOJE NO
"RECORD"

Alemanha rejeita candidatar-se
 ao Euro'2020 
Turquia já apresentou candidatura oficial 

 A presidência da Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciou esta sexta-feira a decisão de renunciar a uma candidatura à organização do Europeu de 2020. O órgão máximo que rege o futebol alemão acordou, durante uma reunião em Frankfurt, prescindir de apresentar à UEFA a candidatura a um novo grande torneio, após o Campeonato Mundial celebrado em 2006. 

 "A ideia de trazer à Alemanha as melhores equipas do continente e os seus adeptos é naturalmente muito atrativa. Mas depois dos mundiais de 2006 (masculino) e de 2011 (feminino) há outros países que têm o direito de ser anfitriões", disse Wolfgang Niersbach, presidente da DFB.
 Ainda assim, o responsável assinalou que a direção da Federação Alemã de Futebol comunicará por escrito esta decisão numa carta dirigida ao presidente da UEFA, o francês Michel Platini. As federações têm até 15 de maio para apresentar as candidaturas ao torneio europeu de 2020, cujo organizador deverá ser conhecido no Outono do próximo ano. 


* Bom senso

 .



A Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras – foi fundada em Abril de 2002, com o objectivo de apoiar doentes, famílias e todos os que convivem de perto com as Doenças Raras.

Pretendemos ser uma associação com elevado reconhecimento nacional e internacional no que às Doenças Raras diz respeito e para isso empenhamo-nos em participar em diversos projectos, quer de âmbito nacional, quer internacional.

Uma das razões da nossa existência é a divulgação das Doenças Raras. Para isso:

 Incentivamos a reflexão e o debate sobre as necessidades dos portadores de doenças raras e suas famílias;

 Sensibilizamos a comunidade para a realidade das doenças raras;

 Alertamos a Comunicação Social para a importância da divulgação da informação sobre as doenças raras, bem como a importância das organizações que as representam;

 Demonstramos à sociedade a importância do movimento associativo no apoio e acompanhamento dos portadores de doenças raras e das suas famílias.

O apoio aos doentes e às respectivas famílias é outra dos nossos pilares de actuação. Por isso mesmo, continuamos a prestar o melhor apoio possível aos nossos associados e aos cidadãos em geral, na temática da (in)formação, tendo em conta os seguintes objectivos:

 Promover a igualdade de direitos dos portadores de doenças raras e suas famílias;

 Melhorar a divulgação de meios e recursos, que permitem aos portadores de doenças raras a escolha, digna, do seu modo de vida com interacção no seu meio social e cultural;

 Melhorar a coordenação entre técnicos, instituições nacionais das áreas de medicina, ensino, reabilitação e o sector associativo.

A todos os nossos doentes raros e respectivas famílias, um grande bem hajam!

Como apoiar

O maior projecto da Raríssimas é, neste momento, a conclusão da Casa dos Marcos, uma obra de grande envergadura que necessita do apoio de todos para que esteja brevemente ao serviço da comunidade.

Caso queira contribuir para esta obra solidária, por favor faça o seu donativo para o NIB:
Conta BPI nº 0010 0000 3796 8970 0018 0

IBAN : PT50 0010 0000 3796 8970 0018 0
SWIFT/BIC
BBPIPTPL

Para além do projecto megalómano da Casa dos Marcos, a Raríssimas, encontra-se a desenvolver neste momento mais dois projectos de suma importância.

O Centro Multidisciplinar, em Lisboa, é um projecto de apoio aos doentes raros e que necessita, para já, de obras que permitam o funcionamento em pleno desta unidade. O Centro Multidisciplinar procura não só apoios a nível de construção, como também de materiais que possibilitam uma completa integração do utente. Caso queira participar deste projecto, poderá fazer o seu donativo para:

0010 0000 4235 5060 0017 6 - Banco BPI

Para mais informações ligue 21 362 31 91

Linha Rara é o nome de um serviço de utilidade pública que visa promover o esclarecimento e encaminhamento de todos os utentes com dúvidas e problemas relacionados com as doenças Raras. Para que este serviço funcione na perfeição é necessário, além dos profissionais que colaboram voluntariamente, toda uma estrutura de telecomunicaçõ,es que possibilite o funcionamento em pleno deste serviço. Para fazer o seu donativo para este projecto :

0010 0000 4235 5110 0013 8 - Banco BPI

PORQUE ESPERA??? 

.
 .

TAL GOLESWORTHY

COMO REPAREI O MEU CORAÇÃO


   

Tal Golesworthy é um engenheiro especializado em manutenção de caldeiras -- ele sabe tudo sobre encanamentos e bombeamentos. Quando ele precisou de uma cirurgia para consertar um problema em sua aorta que ameaçava sua vida, ele juntou suas habilidades em engenharia com seu conhecimentos médicos para projetar um trabalho de reparo mais eficaz. 

  .

 
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Egito prepara-se para legalizar sexo 
com mulheres mortas 

Os maridos egípcios vão ter, em breve, o direito de fazer sexo com as esposas mortas, até seis horas após o último suspiro da mulher. O pacote legislativo em estudo baixa, ainda, para 14 anos a idade mínima legal para casar. 

O novo parlamento do Egito, dominado pelos islamistas, está a preparar um pacote legislativo que choca vários setores da sociedade do país. Das medidas reveladas, a mais controversa pretende aprovar o "sexo de despedida", legalizando a possibilidade do marido fazer sexo com a mulher, até seis horas após a hora da morte da companheira. 

Segundo a imprensa egípcia, a legislação proposta pretende, ainda, baixar para 14 anos a idade mínima legal para casar e tem como pano de fundo afastar as mulheres do mercado de trabalho e da escola.

 O Concelho Nacional para a Mulher (CNM), do Egito, está a lutar contra a implementação destas medidas, que "marginalizam e diminuem o estatuto da mulher e vão afetar negativamente o desenvolvimento humano do país", conta o tablóide britânico "The Daily Mirror". Segundo o jornal egípcio "Talawai", a líder do CNM, Mervat al-Talawi, escreveu ao porta-voz da Assembleia Popular do Egito a mostrar preocupação com alterações à lei com base em "alegadas interpretações religiosas".



 * Que mais horrores terá ainda o Islão para exibir.


 .
.

 
3.3-A IGREJA CATÓLICA

CONSTRUTORA DA CIVILIZAÇÃO


Padres como pioneiros da Ciência




 Série da EWTN apresentada por Thomas E. Woods, autor do livro Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental.


NR: Há muito que somos zurzidos por muitos amigos e alguns visitadores, pela nossa atitude agreste, alguns dizem agressiva, em relação à igreja católica, nos vários comentários que por vezes dirigimos à estrutura ou a alguns dos seus intépretes.
Lá nos vamos defendendo destas "vis" acusações referindo que só zurzimos em quem se põe a geito...
Mas, como apreciamos a imparcialidade decidimos editar uma série longa em defesa acérrima da igreja católica, não para nos redimirmos ou ganharmos o céu mas por respeito aos nossos amigos e visitadores que professam esta religião.
A Redacção
c
.

HOJE NO
"DESTAK"

 No Dia Mundial da Dança, dance! 

A dança toma conta do dia, a 29 de Abril. Antes, durante e depois, vários espaços foram ocupados! Espectáculos, aulas e festivais marcam a efeméride nos próximos dias em Almada, Lisboa, Sintra e Oeiras. Se quer aprender a dançar mas ainda não sabe qual a sua vocação aceite o convite da academia Dança Livre (Rua Marquês de Fronteira, nº 76, Campolide), e descubra os ritmos latinos, as danças de salão ou o ballet, entre outros. Assim o dia 29 de Abril é dedicado às danças das 14h às 19h, com várias aulas, animação e profissionalismo. Preço 3 euros. Tel. 21 389 41 90 

A Companhia de Dança de Almada preparou um programa comemorativo composto por três peças. La Ligne de Vie II, Diferente dos Outros e Galileu marcam o talento de quatro os jovens coreógrafos que mostram os seus trabalhos hoje e amanhã, às 21h30, no Auditório Fernando Lopes-Graça. Preço 3 euros. Reservas 212 724 922/20 
 A propósito do Dia Mundial da Dança, o São Luiz apresenta até 29 de Abril, no sub-palco da Sala Principal ,Sub-Reptício (corpo clandestino), um projecto pensado por Ana Borralho & João Galante, Vera Mantero, Rita Natálio e Joclécio Azevedo. Uma ideia de dança do corpo todo e de tudo o que o rodeia. Uma dança que tudo absorve para existir, que tudo cruza e entrecruza, que não separa o corpo do espírito. A nudez, opcional para o público, mas indispensável aos intérpretes, dá o mote para a discussão do que são as verdadeiras vergonhas do nosso mundo. Preço 7 euros 


O Ai! a Dança organiza amanhã e domingo, o Festival Corpo, um dos maiores encontro de dança no país, com mais de 90 grupos e 1200 bailarinos de Norte a Sul. O Condomínio AMOET em Lourel Sintra vai receber mostras de dança e workshops, além do espaço Festival de Aulas, onde qualquer pessoa pode entrar e participar numa sessão que esteja a decorrer. A Semana da Dança de Oeiras leva até 29 de Abril, ao Auditório Municipal Eunice Muñoz quatro espectáculos, duas exposições iconográficas e um concurso de dança para bailarinos profissionais e estudantes dos 10 aos 40 anos. Preço 3 euros. 


* Ao menos neste dia dancemos livres que já estamos fartos do "baile mandado" com música do PSD e CDS. 


.

ALMORRÓIDA SOLITÁRIA



Campeã britânica de culturismo lamenta solidão 
"Não consigo arranjar namorado..

." Rene Campell, de 35 anos, campeã britânica de culturismo, não podia estar mais satisfeita com o seu musculado corpo e só lamenta que os homens não a achem suficientemente atraente. 



Sozinha desde que, há nove anos, se separou do pai dos seus dois filhos, a atleta não entende porque é tão difícil conseguir o namorado perfeito: alguém que torça por ela e cozinhe para ela... Realmente, porque será? 

IN "CORREIO DA MANHÃ" 
13/04/12

.

JOSCHKA FISHER


  

Valores chineses?



 Não podem restar hoje muitas dúvidas de que a República Popular da China dominará o mundo do século XXI. O rápido crescimento económico do país, o seu potencial estratégico, o imenso mercado interno, e um enorme investimento em infra-estruturas, educação e investigação e desenvolvimento, bem como um impressionante desenvolvimento militar, farão com que isso aconteça. Isto significa que, em termos políticos e económicos, estamos a entrar num século da Ásia do Leste e do Sudeste. 

 Não nos esqueçamos, o resultado para o mundo teria sido muito pior se a ascensão da China tivesse falhado. Mas com que se parecerá este mundo? Conseguimos prever o poder que moldará a sua geopolítica, mas que valores estarão na base do exercício desse poder? 

 A política oficial das “Quatro Modernizações” (industrial, agrícola, militar e científico-tecnológica) que tem sustentado a ascensão da China desde o fim da década de 1970 não tem conseguido responder a essa questão, porque a “quinta modernização” – a emergência da democracia e do primado do direito – ainda está a faltar. Na verdade, a modernização política enfrenta uma oposição enorme do Partido Comunista Chinês, que não tem interesse em entregar o monopólio do poder. Além disso, a transição para um sistema pluralista que fomente, em vez de suprimir, o conflito político, seria certamente arriscada, embora o risco cresça quanto mais persista a regra do partido único (e a corrupção endémica que a acompanha). 

 Ideologicamente, a rejeição da liderança chinesa aos direitos humanos, democracia e às normas legais de conduta é baseada na alegação de que estes valores supostamente universais são um mero pretexto para os interesses ocidentais, e que o seu repúdio deverá por isso ser encarado como uma questão de respeito próprio. A China nunca mais se submeterá militarmente ao Ocidente, portanto também não se deve submeter normativamente ao Ocidente. 

E aqui voltamos ao conceito de “valores asiáticos,” originalmente desenvolvido em Singapura e na Malásia. Mas até hoje, três décadas depois, o seu significado permanece pouco claro. Essencialmente, o conceito serviu para justificar um governo colectivista-autoritário, alinhando-o com a cultura e a tradição locais, em que a autonomia é definida em termos do outro – isto é, pela diferenciação relativamente ao Ocidente e seus valores. Portanto, “valores asiáticos” não são normas universais, mas antes uma estratégia de auto-preservação atrelada a políticas de identidade.

 Dada a história do colonialismo ocidental na Ásia, o desejo de manter uma identidade distinta é ao mesmo tempo legítimo e compreensível, como é a convicção em muitos países asiáticos – à frente dos quais a China – de que chegou o tempo de ajustar contas antigas. Mas o esforço para preservar o poder individual, a necessidade de uma identidade “asiática” distinta, e o desejo de ajustar contas históricas não resolverão a questão normativa levantada pela emergência da China como potência dominante do século. 

O modo como essa questão é respondida é crucialmente importante, porque determinará o carácter duma potência global, e portanto como se relacionará com outros países, mais fracos. Um estado torna-se uma potência mundial quando o seu significado estratégico e o seu potencial lhe dão alcance global. E, como regra, esses estados tentam a seguir salvaguardar os seus interesses impondo a sua predominância (hegemonia), que é uma receita para perigosos conflitos se baseada na coerção em vez de na cooperação. 

A aclimatação mundial a uma estrutura hegemónica global – em que as potências mundiais garantem uma ordem internacional – sobreviveu à Guerra Fria. A União Soviética não era ideologicamente antiocidental, porque o comunismo e o socialismo eram invenções ocidentais, mas era antiocidental em termos políticos. E falhou não apenas por razões económicas, mas também porque o seu comportamento interno e externo se baseava na coacção e não no consentimento. 

Por contraste, o modelo económico e político dos Estados Unidos, e do Ocidente, com os seus direitos individuais e sociedade aberta, provou ser a sua melhor arma na Guerra Fria. Os EUA prevaleceram não por causa da sua superioridade militar, mas por causa do seu poder de influência, e porque a sua hegemonia se baseava não na coacção (embora também existisse alguma), mas principalmente no consentimento. 

 Que caminho escolherá a China? Mesmo que a China não mude a sua antiga e admirável civilização, deve a sua re-emergência à sua adesão ao modelo ocidental contemporâneo de modernização – a enorme realização de Deng Xiaoping, que pôs o país no seu caminho actual há mais de três décadas. Mas a questão decisiva da modernização política permanece sem resposta.Claramente, os interesses nacionais, e por vezes o poder puro, desempenham um papel em como os EUA e outros países ocidentais aplicam valores como os direitos humanos, o primado do direito, a democracia e o pluralismo. Mas estes valores não são apenas vitrinismo ideológico para os interesses ocidentais; na verdade, não são isso a qualquer nível significativo. São realmente universais, e mais ainda numa era de globalização alargada.

 A contribuição da Ásia – e da China, em particular – para o desenvolvimento deste conjunto universal de valores ainda não é previsível, mas acontecerá seguramente se a “quinta modernização” levar à transformação política da China. O destino da China como potência mundial será determinado em grande medida pelo modo como confrontar esta questão. 


Líder do Partido Verde, foi ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha e vice-chanceler 

 Tradução (do inglês) de António Chagas/Project Syndicate 

IN "PÚBLICO" 
24/04/12 

.
 

HOJE NO
"i"

Prisões: 
Ministra da Justiça considera 
"grave e preocupante" número de reclusos 

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, considerou "grave e preocupante" o número de reclusos nas cadeiras portuguesas, no dia em que se iniciou o curso para 240 novos guardas prisionais. "Não estamos ainda tecnicamente em sobrelotação, mas a situação é grave e preocupante", disse aos jornalistas Paula Teixeira da Cruz no final da sessão inaugural do curso de formação do corpo da guarda prisional, que decorreu no Estabelecimento Prisional de Lisboa. 

Segundo a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP), a população prisional é atualmente de 13.320, tendo nos últimos quatro meses aumentado em 624 reclusos. 


 * Ainda lá faltam uns quantos...
























.
 .

III - GALÁPAGOS
  1- FORÇAS DA NATUREZA




O lugar que inspirou a teoria da evolução de Darwin. As ilhas Galapagos são um laboratório vivo, um cinturão geológico que gerou e viu morrer inúmeras espécies de plantas e animais. As ilhas ocidentais ascendem no mar dando mais chances a vida enquanto as ilhas orientais afundam garantindo a morte de vários seres e plantas. Entre os dois existem as ilhas centrais, fertéis e imponentes elas dão abrigo a um sem número de seres vivos. Em nenhum outro lugar na terra encontramos o ciclo da vida e da morte tão aparente quanto aqui. Veja os ciclos se desdobrando perante seu olhos nesta fantástica filmagem feita em alta definição HD pela BBC e o National Geographic Channel.


 .

 .

O CORAÇÃO,

AMIGO DE UMA VIDA


  



.
 .

HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

 Jardim Gonçalves reclama despesas 
de 765 mil euros ao BCP

 A anterior administração do BCP, liderada por Carlos Santos Ferreira, decidiu cortar regalias ao ex-presidente Jorge Jardim Gonçalves, que reclama o pagamento de despesas. 

 Jardim Gonçalves, ex-presidente e fundador do BCP, reclama ao banco despesas de 765 mil euros, noticia o "Correio da Manhã", explicando que estes custos respeitam a despesas com seguranças e transportes, nomeadamente em deslocações de avião, automóveis e motoristas. 

Segundo o jornal, o requerimento consta da acção judicial que o BCP intentou contra Jardim Gonçalves que está no Tribunal de Sintra. O ex-presidente do BCP entregou despesas ao BCP nesse valor, tendo o banco acabado por pagar 203 mil euros.
 Mas a administração de Santos Ferreira decidiu cortar algumas regalias ao ex-banqueiro.  É que além da pensão mensal de 167,6 mil euros que Jardim Gonçalves recebe, o fundador recebe ainda outras regalias que, segundo o banco, representam um encargo de 730 mil euros.
SERÁ UM ACCIONISTA DO BCP?

 Segundo o BCP, os seguranças de Jardim Gonçalves custam 160,7 mil euros, as despesas de deslocação em avião particular custam 439 mil euros, as despesas de utilização de cinco vaturas são de 66 mil euros, os motoristas custam 61,4 mil euros. 


* Volte sr. Champalimaud está perdoado!!! 
 Os accionistas do BCP são uns otários. Ainda se lembram dos empréstimos que ele fez ao filho e aos amigos e não foram saldados???


.

 .
  .

  AZEITUNA

  E DEPOIS DO ADEUS


  


 .
.

HOJE NO
"A BOLA"

  Florentino acredita que será Mourinho
 a dar a décima Champions ao Real 

Apesar de triste com o afastamento da final da Liga dos Campeões, Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, fez passar a mensagem de que acredita que será José Mourinho a dar ao clube merengue a décima conquista da Liga dos Campeões. 
 No final do encontro, segundo conta a Marca, o responsável máximo do emblema de Madrid fez questão de ir ao balneário confortar os jogadores e conversar com o treinador português. E nesse diálogo fez questão de transmitir a Mourinho a necessidade de levantar a cabeça e confirmar a conquista da Liga espanhola. 

Segundo o desportivo da capital espanhola, o casamento entre José Mourinho e Florentino Pérez continua sólido, baseado essencialmente nos bons momentos que o português já deu ao Real Madrid, como a conquista da Taça de Espanha da última época, a vitória em Camp Nou no sábado passado ou o recorde de golos, batido esta temporada. É com base nestes números, e especialmente com a evolução que a equipa demonstrou esta temporada, que Florentino Pérez baseia a sua certeza de que é Mourinho a pessoa certa para voltar a dar ao Real Madrid a conquista da Champions, a décima do historial do clube. 

Depois da garantia de Mourinho de que continuará em Madrid, dada imediatamente após a eliminação às mãos do Bayern, as notícias em Espanha apontam no mesmo sentido, havendo vontade por parte da Direção merengue de que o treinador português se mantenha à frente da equipa.


 * Mesmo uma grande  nuvem não faz a tempestade 

  .
.

AEROPORTOS DO OUTRO MUNDO

Courchevel, França

 Courchevel é uma das estações de esqui mais badaladas dos Alpes franceses. No entanto, a pista de seu aeroporto, com apenas 520 metros de extensão que desembocam em uma altura de mais de 2 mil metros, é uma das mais perigosas do planeta. Decolagens e pousos, apesar de assustadoras, dão aos passageiros uma bela vista sobre as montanhas nevadas da região. 

O aeroporto de Courchevel tem a pista inclinada, neste caso, são 18,5 graus. Construído numa área de esqui nos Alpes Franceses, ele foi usado na abertura do filme 007 - O Amanhã Nunca Morre. Segundo o The Times, "aterrar no Courchevel dá medo, mas o pior é decolar, já que a visão de dentro do avião é prejudicada por causa da inclinação da pista." 

Não há vôos comerciais para ele. Esta pista merece o título de mais bizarra do mundo. Além de inclinada em 18,5º, ela é sinuosa. Suas operações se limitam a vôos privados durante a temporada de esqui. 

Nenhum pouso é totalmente tranquilo – mas o de Courchevel, na França, é um exagero na dificuldade. 

O aeroporto conta com uma pista pequena (525 metros), neve que frequentemente invade o trecho asfaltado e uma inclinação que pede freios e aceleradores potentes na hora de sair ou chegar ao chão.
Veja este excelente vídeo.


 .
.


HOJE NO
"PÚBLICO"

Trabalho 
 40% dos jovens até aos 34 anos 
ganham menos de 600 euros 

Cerca de 40% dos jovens entre os 15 e os 34 anos que especificaram o seu salário ao Instituto Nacional de Estatística receberam em 2011 um salário inferior a 600 euros
 
 Os dados do INE são claros sobre o baixo nível salarial da juventude: dos 248.500 jovens até 24 anos, mais de 66% receberam menos de 600 euros mensais. E 27% entre 600 e 900 euros mensais. 
Estes valores tornam evidente que poucos jovens beneficiariam do "direito de opção" que o Governo lhes pretende dar sobre para onde descontar para a protecção social.

 * O governo e os patrões muito preocupados com a juventude... 

  .
.

III. S. TOMÉ E PRÍNCIPE


São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes. 

Estado insular, não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.

Segundo alguns estudos, as ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. 
Foi então, uma colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 12 de julho de 1975. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Subdivisões

São Tomé e Príncipe é uma nação constituída por duas ilhas e está administrativamente dividida em sete distritos. Em 2004, São Tomé e Príncipe contava com 139.000 habitantes.
ILHAS
A Ilha de São Tomé, cuja capital é a cidade de São Tomé, tem uma população estimada em 133.600 habitantes (2004) numa área de 859 km².
A Ilha do Príncipe, cuja capital é Santo António - é a ilha mais pequena, com uma área de 142 km² e uma população estimada em 5.400 habitantes (2004). Desde 29 de Abril de 1995 que a ilha do Príncipe constitui uma região autónoma.

ECONOMIA  

A economia de São Tomé e Príncipe tem-se baseado na aposta no turismo para o seu desenvolvimento, mas a recente descoberta de jazidas de petróleo nas suas águas abriu novas perspectivas para o futuro.

Força laboral


Country199120062007
São Tomé e Príncipe35.05035.05052.490
Definição de Força laboral: Esta variável contém a força de trabalho total.

Produto Interno Bruto (PIB) per capita (US$)


Country199920002001200220032007200820092010
São Tomé e Príncipe1.1001.1001.2001.2001.2001.6001.3001.7001.800
Definição de Produto Interno Bruto (PIB) per capita: Esta entrada mostra PIB em paridade de poder de compra dividido pela população a partir de 01 de julho do mesmo ano.


Investimento fixo bruto (%)


Country2004200520062007200820092010
São Tomé e Príncipe31,532,235,236,938,837,941
Definição de Investimento fixo bruto: Esta entrada registra gastos de negócios



Taxa de crescimento da produção industrial (%)


Country2007200820092010
São Tomé e Príncipe79,587
Definição de Taxa de crescimento da produção industrial: Esta entrada dá o aumento percentual anual da produção industrial (inclui mineração, indústria e construção).



Consumo de eletricidade per capita 

(kWh por habitante)


Country200020012002200320042005200620072008200920102011
São Tomé e Príncipe87,5695,7492,889,8987,0884,3672,1383,8881,1978,71100,5198,44



Exportações (bilhões $)


Country19992000200220032004200520062007200820092010
São Tomé e Príncipe0000,010,010,010,010,010,010,010,01
Definição de Exportações: Esta entrada fornece o valor total em dólares dos EUA às exportações de mercadorias em um CIF (custo, seguro e frete) ou FOB (Free on board). Este valor é calculado a taxa de câmbio corrente, e não em paridade de poder aquisitivo (PPP).


Importações (bilhões $)


Country19992000200220032004200520062007200820092010
São Tomé e Príncipe0,020,040,040,020,030,040,040,050,090,080,1
Definição de Importações: Esta variável fornece a quantidade total em dólares dos EUA de importações de mercadorias em um CIF (custo, seguro e frete) ou FOB (Free on board). Este valor é calculado a taxa de câmbio corrente, e não em paridade de poder aquisitivo (PPP).


Saldo de conta corrente (US$)


Country2004200520062007200820092010
São Tomé e Príncipe-31.500.000-20.000.00024.400.00055.000.00068.000.00049.000.000-73.000.000
Definição de Saldo de conta corrente: Esta variável registra o comércio líquido de bens e serviços de um país, e lucro líquido de rendas, juros, lucros e dividendos e pagamentos de transferência líquida (tais como pagamentos de fundos de pensão e as remessas trabalhadores) e do resto do mundo durante o período especificado. Estes números são calculados a atual taxa de câmbio ou seja, sem levar em conta a paridade do poder de compra (PPP).

Educação

A nível superior existem neste momento as seguintes instituições:
  • Instituto Superior Politécnico
  • Instituto Universitário de Contabilidade, Administração e Informática (IUCAI)
  • Universidade Lusófona
  • Universidade Lusíada
As duas últimas são dependências das universidades privadas portuguesas, do mesmo nome.

Arte - Figuras públicas

Ciência

Este país aparece associado a diversos acontecimentos científicos de relevo internacional.
Em 1914, na ilha do Príncipe, após uma rigorosa investigação, na qual foram utilizados métodos inéditos foi pela primeira vez extinta a doença do sono.
Cinco anos mais tarde, a 19 de Maio de 1919, na mesma ilha uma equipe de astrónomos de Cambridge fez as observações do eclipse solar que permitiram verificar a veracidade da Teoria da Relatividade de Einstein.


Folclore

No folclore santomense são de destacar a sobrevivência de dois autos renascentista (século XVI): " A Tragédia do marquês de Mântua e do Príncipe D. Carlos Magno", denominado localmente de "Tchiloli" e o "São Lourenço" (por ser representado no dia deste santo) e que é idêntico aos ["Auto de Floripes" que ainda hoje é representado na aldeia das Neves, perto de Viana do Castelo.
A Cena Lusófona editou um livro, Floripes Negra, onde Augusto Baptista, ensaísta e fotógrafo, faz um levantamento sobre as origens do "Auto da Floripes" e as suas ligações com Portugal.



NR: Este é o terceiro e último episódio informativo sobre S. Tomé e Príncipe, os anteriores foram editados há precisamente oito e quinze dias no mesmo horário.


 IN:
-WIKIPEDIA
-INDEX MUNDI

.