28/10/2014

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

 O PAPÁ FEZ CÓCÓ NA CAMA?




.
.


O QUE NÓS

"CUSCAMOS"!


MEGACUSCAS/15
ALGUNS RECORDES MUNDIAIS
IINCRÍVEIS QUE NINGUÉM
 DESEJARIA QUEBRAR



.
.

ASSUMA QUE ESTÁ
A SER ALDRABADO



















.
.

LITERATURA PARA
PREGUIÇOSOS/4
A INSUSTENTÁVEL
 BELEZA DO SER
MILAN KUNDERA




AUTOR: IGOR ALCÂNTARA



 .
.
HOJE NO
"RECORD"

Academia de Fernanda Ribeiro 
para miúdos e graúdos

A campeã olímpica Fernanda Ribeiro ainda não vislumbra o dia em que vai pendurar as sapatilhas, muito menos para ser treinadora de atletismo, mas a experiência acumulada ao longo da carreira permitiu-lhe identificar várias necessidades na modalidade, principalmente no que diz respeito à juventude.

Foi neste contexto que nasceu a ideia de avançar com a Academia Fernanda Ribeiro. Um projeto que a atleta apresentou ontem à tarde na Maia, na companhia de Emídio Guerreiro, secretário de Estado do Desporto e Juventude, e Pinto da Costa, presidente do FC Porto.

“Já tinha esta ideia vincada há muitos anos, mas sempre tive muito medo em arriscar. Mais do que quando treinei para ser campeã olímpica”, começou por referir Fernanda Ribeiro, esclarecendo que a Academia será ao mesmo tempo “uma escola, um clube de atletismo e uma oportunidade para organizar eventos desportivos”: “O meu sonho nunca foi ser treinadora de atletismo, mas quero continuar ligada às pessoas e às crianças para que, ao contrário do que aconteceu quando comecei a correr com 9 anos, tenham a oportunidade de praticar e aprender convenientemente.”

Sem limite de idades e ainda com um horizonte reduzido na alta competição, Fernanda Ribeiro garante que a formação adequada é uma das mais-valias da sua entidade.

“Vamos começar devagarinho. O objetivo principal agora é colocar o maior número de pessoas a correr, mas a Academia não é só corrida. Temos pessoas nos sítios certos para ensinar as crianças nos saltos, nos lançamentos e em tudo o que diz respeito ao atletismo”, comentou Fernanda Ribeiro, que também assumiu a ambição de alargar o seu ideal ao desporto adaptado: “Temos esse objetivo no horizonte, mas essa é uma questão que tem de ser muito bem maturada.”

* Convém relembrar que esta estóica mulher é a atleta europeia mais medalha de sempre apesar de ter deixado a corrida há muitos anos.

.
.

4-TUDO SOBRE O 
PODER DOS GENES


ÚLTIMO EPISÓDIO



.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Itália quer abandonar missão 
de resgate a barcos de imigrantes 

As autoridades italianas estão a ponderar suspender a sua missão de resgate de embarcações com imigrantes, deixando o salvamento dos tripulantes unicamente a cargo da missão europeia, a ser lançada no próximo sábado. 

A missão da União Europeia surge por receio que o número de vítimas mortais aumente, com a saída das equipas italianas.

Por seu lado, o Reino Unido anunciou, esta terça-feira, que não planeia apoiar a União Europeia no desenvolvimento destas operações de resgate, argumentando que vai criar um "efeito de atração" aos migrantes, incentivando-os a aventurarem-se nas perigosas travessias marítimas.

Os esforços da marinha e da guarda costeira italianas já salvaram este ano cerca de 150 mil homens, mulheres e crianças que tentavam chegar ao país vindos do norte de África.

A entrada em funcionamento da missão europeia "Triton" acontece numa altura em que tudo indica que a missão italiana "Mare Nostrum", criada há um ano, depois de dois naufrágios mortais, vá ser muito reduzida ou mesmo cancelada.

"A Mare Nostrum está a ser encerrada. Vai haver uma decisão formal durante uma das próximas reuniões do gabinete", disse recentemente o vice-primeiro ministro e ministro do Interior, Angelino Alfano.

No entanto, Alfano destacou que as duas operações são "totalmente distintas", já que a "Triton" vai permanecer em águas territoriais europeias e a "Mare Nostrum" resgata pessoas do Estreito da Sicília até à costa da Líbia. 

* Ponto da situação:
 1 Há milhares de pessoas desesperadas em África que pretendem chegar à europa prespectivando dias menos péssimos.
2) Por outro lado as autoridades europeias preferem que elas morram à fome em África ou por conta de navios negreiros do que serem solidárias com aqueles infelizes. É que a pobreza de Áfica deve-se à opulência dos "donos  do dinheiro" ocidentais. Chega de hipocrisia.

.
.
 I - A CIÊNCIA E O ISLÃO


4-A LINGUAGEM
DA CIÊNCIA


FONTE: BLEOGEO

.
.
HOJE NO
"JORNAL  DE NEGÓCIOS"

Deco quer negociar descontos
 nos combustíveis

A associação quer negociar um desconto directo em combustível através de um cartão. O objectivo é que este desconto seja válido para qualquer dia do mês e tipo de pagamento e sem ligação a compras. Todos os consumidores podem participar. Registo dura até 30 de Novembro.
 .
A Deco está a preparar a primeira negociação colectiva de combustíveis em Portugal. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor quer negociar com as petrolíferas um desconto directo em combustível através de um cartão. O objectivo é que este desconto seja válido para qualquer dia do mês e tipo de pagamento e sem ligação a compras, anunciou a Deco esta terça-feira, 28 de Outubro.

Actualmente, a partir dos seis cêntimos, "prevalecem as restrições no acesso universal a descontos: há a obrigatoriedade de fazer compras num parceiro, de pagar com o cartão de crédito ou de abastecer apenas em determinado dia do mês, entre outras condições", aponta a associação.

Devido à sua "instabilidade" e "constantes variações de preços", os combustíveis têm um "reflexo directo no orçamento das famílias". Para dar resposta a esta situação, a Deco vai contactar os principais comercializadores do mercado para que apresentem propostas de desconto directo sobre o preço dos combustíveis em bomba.

A negociação está aberta a todos os consumidores, não sendo limitada a associados da Deco e vai decorrer até 30 de Novembro. As inscrições podem ser efectuadas no site da Deco e já conta com quase 400 mil inscrições. Após o registo, a associação emite cartão DECO+ para que os consumidores registados beneficiem do desconto nos postos aderentes.

A Deco sublinha que esta proposta "não substitui os descontos que os consumidores já utilizam, mas pretende ser a solução que complementa o acesso a um desconto válido em qualquer dia do mês e sem restrições".

Este é o terceiro leilão promovido pela Deco. Os dois primeiros foram leilões de energia - gás natural e electricidade. A Galp Energia e a Goldenergy venceram o segundo leilão, com descontos entre 4% a 7% da factura anual, com valores entre 16 e 152 euros.

* DECO uma grande associação de defesa do consumidor em qualquer parte do mundo.


.

MANUEL SÉRGIO

.


O engenheiro
 Fernando Santos: 
o ser e o tempo

Não, não vou ocupar-me do Ser e Tempo de Martin Heidegger (1889-1976). Nem, para tanto, reconheço em mim competência tamanha. Mas parece-me filosófica a questão: para saber de desporto (e portanto de futebol) o que é preciso saber? Qual o saber radical (ou o decisivo e fundamental) onde assenta o conhecimento do futebol? Uma pergunta ainda, com a mesma intenção: qual a essência do futebol?

Sem o dizer, o engenheiro Fernando Santos ensinou-nos, com inflexível e austera firmeza: é o ser humano, é o “agente do futebol”, designadamente o praticante. E, por isso, foi a este nível que se centraram as suas preocupações. E o Ricardo Carvalho e o Tiago e o Danny e o Cédric e o William Carvalho integraram o “onze” em que mostrou mais acreditar. O Ricardo Quaresma, um dos melhores jogadores portugueses, também foi convocado e também jogou. No próprio dia do Dinamarca-Portugal, Fernando Santos dizia ao jornal A BOLA: “Quem decide no campo são os jogadores, eu estou cá fora”. De facto, para quem viu o jogo (eu vi pela televisão) ficou demonstrado que a tática quatro-quatro-dois-losango (que por vezes se transformou em quatro-três-três) resultou em plenitude, mas foi a classe de Ricardo Carvalho e de Ricardo Quaresma e o génio de Cristiano Ronaldo (e a honestidade de todos eles) a “causa das causas” da vitória memorável, em Copenhague. Venho assinalando, há um bom par de anos já, que nâo há remates, há homens (e mulheres) que rematam; não há defesas, há homens (e mulheres) que defendem; não há fintas, há homens (e mulheres) que fintam – se eu não compreender antes os homens (e as mulheres) que rematam e defendem e fintam, não entenderei nunca nem os remates, nem as defesas, nem as fintas. O Cristiano Ronaldo, após o Dinamarca-Portugal, sem pormenores engenhosos, desassombradamente afirmou: “Ja tinha saudades de jogar com o Ricardo Quaresma”. E sorridente acrescentou: “É que eu já sei como ele centra, eu sabia o percurso da bola e assim fiz o golo. Eu conheço-o bem”.

O desporto não é apenas uma teoria, nem tão-só uma doutrina – o desporto é uma vida! Uma equipa, como uma família, mostra-se nos mais pequenos trechos de fraterna amizade, entre os jogadores, e no respeito pelas ordens do treinador que se aceita como conselheiro ou guia. Uma equipa, ou se movimenta, estrutura, enobrece, como uma família, ou o 4x3x3, ou o 4x4x2, ou o 3x5x2, ou o 4x2x3x1, surgem acorrentados a erros e fragilidades sem conta. Juan Mata, jogador do Manchester United, ao El País, de 2014/10/20, assegurou com palavras solenes: “Van Gaal es honesto. Es más importante ser una buena persona que un buen técnico”. Ao Juan Mata apresentam-no os jornais como um rapaz rebelde e livre, pagando, com frequência, as consequências das suas atitudes, do seu desprezo pelas fórmulas feitas, da sua falta de respeito pelas consagrações indevidas. Mas, segundo o jornalista que o entrevistou, é um leitor habitual de bons livros. Talvez, por isso, e instruído pela lição diária dos factos, a sua plena crença na necessidade de o treinador ser pessoa de admirável lucidez e honestidade... antes do mais! O desporto de alta competição tende, hoje, a reduzir-se à racionalidade técnica e tática, à rentabilidade económica (o futebol é um negócio) e a uma retórica de salivoso e anacrónico clubismo. Ora, e a dignidade incontornável do homem, como pessoa, presente em cada um dos elementos que constituem um departamento de futebol? E não é por aqui que deve começar o treino do futebolista de alta competição? Para que serve a ética no treino e na competição? Concorre ela a uma performance mais plena? O Juan Mata na mesma entrevista não esconde a admiração que sente pelo treinador Van Gaal: “ Gosta muito de falar connosco e perguntar-nos que opinião temos dos exercícios que fazemos nos treinos. Por vezes, fala de Guardiola e dos conselhos que lhe dava. Van Gaal tem prazer em ouvir os jogadores, principalmente quando eles procuram soluções que podem beneficiar o grupo”.

A reflexão filosófica acordou tarde para o Desporto, que era uma Atividade Física e quanto mais física mais desatinada. Após esta melancólica conclusão, a Filosofia não poderia ocupar-se do Desporto. Até que (e agora, desde os gregos, dou um salto de séculos) o Desporto passou a estudar-se de um modo unificado onde entravam dialeticamente, integrando a mesma totalidade, aspetos epistemológicos, éticos, estéticos, tecnocientíficos, sociais, políticos, culturais. E então a Filosofia descobriu que o Desporto era uma Atividade, mais do que Física, Humana e sentiu que não podia ficar indiferente à humanidade que o Desporto é. E temas como ciência, consciência, competição, motricidade, solidariedade, liberdade, utopia, desejo são problemas filosóficos porque são desportivos e são problemas desportivos porque são filosóficos. E na escola hegelo-marxista, na fenomenologia, em Nietzsche, em Ortega y Gasset, em Wittgenstein, em Huizinga, em Arnold Gehlen, em Adorno, em Marcuse, em Hannah Arendt, em Habermas encontramos juízos esclarecedores acerca do corpo, do jogo, do desporto, do espetáculo, da competição. E do discurso, da comunicação. N`A Condição Humana (Relógio d`Água, Lisboa, 2001), Hannah Arendt observa: “Nenhuma outra actividade humana precisa tanto do discurso como a acção” (p. 41). O ser do Desporto é o Homem! Numa competição ou num treino, quando se pergunta: o que aconteceu? É pelo Homem que se pergunta...

O que venho de escrever, nas suas linhas essenciais o engenheiro Fernando Santos conhece. Entre as dezenas de jogadores profissionais de futebol, que já conheci, mesmo os de mais larga audiência, nenhum me mostrou desagrado, pelo seu atual (ou antigo) treinador, por razões de ordem tática. Os fatores decisivos da sua antipatia residiam na prepotência, na canhestra comunicação, na teimosia, na incapacidade de liderar e organizar. Numa grande equipa de futebol, hoje, liderança, ética e humanismo convergem. A crise, portanto, não é normalmente de ordem tática. Por isso, eu confio no engenheiro Fernando Santos, como treinador e líder da nossa seleção nacional. No meu modesto entender deverá nascer, no futebol, uma perspetiva paradigmática nova, onde o que o define não tem apenas e só uma natureza científica. A transcendência (a superação) é o sentido da vida e portanto do desporto. E no ato da transcendência não há ciência tão-só, há vontade e esperança e fé – há a convicção profunda de que o Homem e o Desporto são tarefas a realizar! Só quando o Futebol for um modo de desfatalizar a História, o futebol poderá desenvolver-se, numa ordem imprevisível e nova. Por isso, repito, eu confio no engenheiro Fernando Santos, como treinador e líder da nossa seleção nacional.


 * Professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto

IN "ABOLA"
23/10/14
.
.
.


316.UNIÃO


EUROPEIA















.
.
 
HOJE NO
"DESTAK"

De um a cem milhões por minuto
 em 45 anos 

A primeira mensagem de correio eletrónico ("email") foi enviada há 45 anos, e nem sequer chegou completa porque o sistema se desligou, nada comparado com a atualidade e com os 100 milhões de "emails" enviados por minuto. 


Os números têm tendência para se tornarem maiores ainda, à medida que a internet se vai expandindo. De acordo com a página Mashable, especializada em informação sobre a era digital, em cada dia são criados 144,8 mil milhões de "emails". 

 Hoje, em determinadas profissões, 28 por cento do trabalho semanal é gasto a ver o "email", ainda que, de todas essas mensagens, só 14 por cento possam ser consideradas importantes. 

Publicidade não solicitada, mensagens falsas, recados de amigos e notificações de redes sociais, a dizer que alguém comentou alguma coisa, representam o resto. 

* A Net boa e a Net má, é como o BES.



.
.

5-BEBERICANDO





















Bayleys - vodka pura, malibu simples, natas, canela, gelo e um fruto vermelho à sua escolha desfazendo a polpa. Juntar tudo por ordem da lista, sendo as bebidas colocadas em proporções idênticas ou ao gosto do consumidor.
SABOREIE.... de preferência em companhia.


.
.



6-BRUXAS





ÚLTIMO EPISÓDIO

.
.
.
HOJE NO
"i"

Papa confirma teoria do Big Bang
 e da evolução

“Quando lemos sobre a criação na Biblia corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico com uma varinha de condão e capaz de fazer tudo. Mas isso não é verdade”, afirmo.

O papa Francisco confirmou ontem, numa inauguração na Academia Pontifícia das Ciências, que as teorias científicas da evolução e do Big Bang estão correctas e que não são incompatíveis com a existência de Deus. “Quando lemos sobre a criação na Biblia corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico com uma varinha de condão e capaz de fazer tudo. Mas isso não é verdade”, afirmou. 
 .
 Segundo o maior responsável da igreja católica, a teoria do Big Bang, que afirma que o universo que conhecemos foi criado numa explosão de matéria primordial, não é contrária à ideia de um criador divino de todo o universo, segundo o Papa, exige mesmo a existência de um Deus.

A teoria da evolução de Darwin, que durante muito tempo foi contestada pelos criacionistas cristãos e que afirma que os humanos descenderam de outras espécies vivas, o sumo pontífice também a enquadrou na doutrina da fé: “Deus criou os seres humanos e permitiu que se desenvolvessem de acordo com leis internas que deu a cada um para que alcancem a sua realização”, disse o Papa na inauguração de um busto de um seu antecessor na Academia Pontifícia de Ciências.

* O papa Francisco anda a fazer e a dizer coisas para alguém lhe dar um tiro. Não nos deslumbramos com este homem mas estamos atentas.


.
.

JUAN GABRIEL


Te voy a olvidar



.
.

ONTEM NO
"A BOLA"

Carlos Rebolo, um fenómeno mundial
 aos 52 anos

À semelhança de Cristiano Ronaldo, Carlos Rebolo nasceu na Ilha da Madeira e é a par do seu compatriota um campeão do mundo.

Aos 52 anos, o culturista sagrou-se recentemente, pela segunda vez Campeão do Mundo IFBB Master (categoria superior a 90 quilos), no México, depois de já ter arrecadado o título em 2009, na República Checa.

Um feito que deixa o atleta orgulhoso com o trabalho desenvolvido desde os 16 anos de idade, altura em que começou a sua carreira de culturista.

«Estou feliz por tudo, pois este ano superei em termos de resultados as minhas expectativas. Fui campeão na categoria master 50/59 anos (mais 80 quilos) no Arnold Classic Europa e no Campeonato do Mundo fui campeão absoluto em todas as categorias», rejubila Carlos Rebolo pelo facto dos adversários (Campeões da Europa e do Mundo) pertencerem ao escalão etário entre os 40 e os 49 anos.

Reconhecendo o grande trabalho do campeão português de culturismo e como forma de homenagem, a Taça de Portugal passará a chamar-se Taça Carlos Rebolo, prova que decorrerá nos dias 22 e 23 de novembro, na Nave Polivalente de Espinho.

* O culturismo não é das nossas modalidades preferidas mas temos o maior respeito pela determinação, espírito de sacrifício e trabalho realizado para ser campeão mundial aos 52 anos. Parabéns.

** O P.R. já o terá felicitado? O homem é campeão do mundo  e merece o mesmo respeito que todos os outros atletas.


.
.



ILUSIONISMO



.
.

HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"

Isenção do IUC vai aumentar
 abandono de carros na rua

A associação ambientalista Quercus alertou para o previsível aumento do abandono de carros na rua caso seja aprovada a isenção de imposto para estes veículos prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2015.
 
A proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, que se encontra em discussão na especialidade no parlamento, prevê que os automóveis abandonados na via pública deixem de pagar Imposto Único de Circulação (IUC), medida que, para a Quercus, fará regressar o abandono de automóveis e premiará quem abandonar o carro.


"A proposta de Orçamento do Estado para 2015 contém uma alteração ao Código do IUC que visa isentar do pagamento deste imposto os veículos que forem abandonados, o que é um enorme retrocesso na política ambiental do país", considerou a Quercus, em comunicado.

A associação ambientalista lembrou que, atualmente, "o IUC é devido até a matrícula ser cancelada" o que, segundo a Quercus, tem funcionado como "um fator dissuasor muito importante" e permitiu "reduzir drasticamente este problema no país".

"A medida agora proposta é incompreensível porque desresponsabiliza as pessoas pelo abandono dos seus carros, fazendo disparar os custos que os municípios têm com a remoção destes veículos da via pública, diminuir o número de locais disponíveis para estacionamento nas nossas cidades e aumentar os focos de poluição e marginalidade", sustentou.
A Quercus defende ainda que esta isenção de imposto irá "agravar a gestão ilegal de veículos em fim de vida (VFV)" nas sucateiras.
"Sem IUC deixa de existir qualquer entrave para que estas viaturas sejam removidas da via pública por qualquer interessado e desmanteladas em sucateiras ilegais, sem respeito pelo ambiente, não pagando impostos e não criando postos de trabalho sustentáveis", sublinhou.

A Quercus lembra ainda que existem atualmente inúmeros centros de abate de veículos espalhados pelo país, "onde qualquer cidadão pode entregar o carro gratuitamente, com a garantia que todo o processo administrativo de cancelamento de matricula sera feito e que o veículo será adequadamente reciclado".

* Já se sabia que o governo era tolerante com o grande delinquente estilo Dias Loureiro,  agora com alguma equidade fecha os olhos ao pequeno criminoso. Caraças os automóveis abandonados vão dar muito geito aos sem-abrigo.


.
.


A TRIBO DAS
LOLITAS














.
.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Cavaco recebe presidente da 
China Three Gorges

O Presidente da República vai receber amanhã o presidente executivo da China Three Gorges, o maior accionista da EDP. A audiência, em Belém, com Lu Chun (que em Março substituiu Cao Guangjing na liderança da companhia chinesa) está prevista para as 11h30, segundo a nota de agenda divulgada pela assessoria da Presidência da República.


A China Three Gorges é o principal accionista da EDP, detendo cerca de 21% do capital da eléctrica nacional, após um investimento de cerca de 2,7 mil milhões de euros na aquisição da participação estatal em Dezembro de 2011.

Entretanto, da parte da tarde, Cavaco Silva receberá o Príncipe Alberto II do Mónaco (às 18h25), por ocasião da Convenção da BioMarine - plataforma internacional de biotecnologia do mar.
O Presidente vai proferir depois uma intervenção perante os participantes na Convenção, em honra dos quais será oferecida uma recepção.

* Especula-se nos "mentideros" que Lu Chun pretende comprar o palácio de Belém para instalar a sede da sua empresa na europa, tranferindo-se a residência oficial do P.R. para o novo edifício do museu dos coches.

.
.
TÉCNICAS "DESARMANTES"


.
.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Ordem expulsa médico violador
 
Psiquiatra João Vasconcelos Vilas Boas deixa de poder exercer. 
 
* Vale mais tarde do que nunca!

.
.

STREET MARKETING














.
.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"


Pressão arterial elevada coloca 
mulheres em risco de sofrer AVC 

Amanhã assinala-se o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), um dos temas em debate no 15.º Congresso do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, que decorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, no Porto. 


 “As mulheres que têm pressão arterial elevada estão em maior risco de vir a sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), pelo que devem controlar os seus valores com frequência, devem reduzir o sal na alimentação e cumprir o tratamento de forma sustentada”, alerta Maria Teresa Cardoso, Coordenadora do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. 
A mesma médica acrescenta ainda que o risco é mais elevado nas mulheres do que nos homens: “As mulheres são mais afetadas pelo AVC em relação ao homem, particularmente a mulher idosa. Este facto explica-se em parte pelo envelhecimento da população e pela maior esperança de vida do sexo feminino. 

É fundamental ter consciência desta realidade e implementar estratégias preventivas adequadas”. A hipertensão é mais frequente e mais elevada na mulher após a menopausa. Outro fator de risco para o AVC, que amanhã assinala o seu Dia Mundial, é a fibrilhação auricular, uma arritmia muito frequente nos idosos, com predomínio nas mulheres e que está associada a um risco de AVC aumentado em 4 a 5 vezes, também mais elevado para as mulheres. 

Para prevenir o AVC, a especialista Maria Teresa Cardoso aponta como crucial a correção precoce dos fatores de risco, destacando a necessidade, sempre que possível, de se optar pela via da prevenção: “Nunca é de mais realçar a importância do estilo de vida saudável: atividade física regular, moderação do consumo de álcool (menos de uma bebida por dia), abstenção do tabaco, dieta rica em frutos e vegetais, grão, baixa em gorduras saturadas e em sal”. Se sentir, de forma súbita, a boca ao lado, dificuldade em falar ou perda de força no braço e/ou perna, sobretudo num dos lados do corpo, ligue de imediato o 112. 

O Acidente Vascular Cerebral é uma doença neurológica provocada pela diminuição súbita do aporte de sangue a uma determinada região do cérebro. Poderá ter como origem o “entupimento” de uma artéria cerebral, ficando impossibilitada a chegada de sangue a essa região do cérebro (AVC isquémico) ou o “rompimento” de uma artéria (AVC hemorrágico). É uma situação de urgência médica e, em Portugal, é a primeira causa de morte.

 O AVC é um dos temas em debate no 15.º Congresso do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, que decorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, no Hotel Tiara Park Atlantic Porto.

 Não corra riscos desnecessários, olhe pela sua saúde fazendo a sua consulta regular ou o check-up geral básico junto do seu médico de família. O AVC, nunca é demais repetir, é uma situação de urgência médica e, em Portugal, é a primeira causa de morte. 

*  O PERIGO NÃO É MORRER MAS FICAR IMPRÓPRIO PARA CONSUMO!

.
.

 EM DIRECTO

.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"


Há mais igualdade mas estamos
 apenas no 39.º lugar

O país subiu 12 posições na lista dos países com mais igualdade entre homens e mulheres. Será preciso esperar até 2095 para haver igualdade no mercado de trabalho no mundo.

Portugal está no 39.º lugar no relatório sobre igualdade de género do Fórum Económico Mundial, de 2014. O país subiu 12 posições em relação ao ano passado, mas ainda está longe da Islândia e países nórdicos, que ocupam os primeiros lugares. 


Em Portugal, por cada 78 homens no mercado de trabalho existem 70 mulheres. Mas eles ganham em média mais dos que elas: 24 mil euros para 17 mil, segundo o relatório. O sexo masculino também está em maioria entre legisladores, responsáveis sénior e gestores (existem 65 homens para 35 mulheres), enquanto as mulheres vão à frente nas profissões técnicas (52 para 48).

A representação política é zona deficitária para as mulheres. Há o dobro dos homens no parlamento: 69 homens para 31 mulheres.

As conclusões globais do relatório sobre igualdade de género, publicado hoje, apontam para 2095 como o ano em que haverá igualdade no mercado de trabalho entre homens e mulheres, após nove anos de estudo e analisando a evolução dos vários países (142 em 2014). 

* A "mais igualdade"do relatório é um eufemismo, basta olhar para o número de mulheres assassinadas este ano em Portugal para se perceber para que lado pende a igualdade!


.
.
A BELEZA D
PARKOUR













.


Esta merda tem de acabar





.
.

 A Morte folgou

.
.


326.
Senso d'hoje
   
MARIA FILOMENA

MÓNICA
SOCIÓLOGA  DE EDUCAÇÃO
SOBRE EDUCAÇÃO EM PORTUGAL
 

A União Europeia não tem legitimidade democrática, é eleita de uma maneira estapafúrdia, os debates parlamentares duram um minuto e dois segundos por deputado e, além disso, é corrupta. E a corrupção, quando é denunciada, as pessoas que dizem, há casos mais ou menos conhecidos, são despedidas. Não tenho a menor confiança em que os dinheiros da União Europeia estejam a ser bem aplicados e a culpa é de Bruxelas e de Portugal, no nosso caso. Há uma espécie de aliança entre duas tecnocracias em que o cidadão não pode intervir porque não é chamado.  

Acreditei sempre que a enorme desigualdade social que havia em Portugal em 1974 iria ser gradualmente eliminada quer através da repartição dos impostos, quer através da escola. É verdade que temos muito mais gente na escola, temos é gente que não aprende nada. E não é por causa dos professores ou dos alunos, é por culpa dos ministros. Tivemos 27 ministros em 30 anos, mal aqueceram a cadeira. Tiveram as ideias mais extraordinárias e loucas que já vi... 

Se pegar em mil alunos quando eu entrei para a primária e mil alunos agora, os mil alunos do meu tempo vinham da classe média e 100 eram bons porque em casa falavam de Sócrates e Platão ou se não falavam ouviam vagamente - as classes altas em Portugal são particularmente analfabetas se comparadas com as europeias, as classes médias davam mais importância à cultura, as altas ao sangue, ao pergaminho e ao apelido. Agora, em mil talvez haja 200 bons alunos, mas os outros não sabem nada de nada e nunca vão saber. Portugal tinha a maior taxa de analfabetismo da Europa em 1974 e a escola não está a conseguir dar-lhes a cultura dita superior porque está a ser inundada por circulares do ministério.  

* Excertos de entrevista ao jornal "i"
(aconselhamos a ler esta entrevista)

** Um exemplo de inteligência e coragem, felizmente há muitas portuguesas assim.


.