25/06/2017

.
ESTA SEMANA NA 
"PC GUIA"

Descomplicómetro – ZigBee

Conheça um dos protocolos que permite ligar todo o tipo de dispositivos à Internet, com capacidades de comunicar entre si. Uma das vantagens é o baixo consumo energético.

Habitualmente, associamos as ligações de dados sem fios ao Wi-Fi, o protocolo sem fios mais utilizado em dispositivos móveis, computadores, televisores, consolas e outros equipamentos. Com o Wi-Fi conseguimos que estes se liguem a uma rede doméstica ou à Internet, sendo este protocolo ideal, especialmente nas versões mais recentes como o 802.11n e 802.11ac, para situações onde é exigida uma grande largura de banda.
.
Porém, com a chegada dos dispositivos IoT (Internet of Things) como fechaduras inteligentes, frigoríficos, sistemas de domótica, sensores de movimento e outros dispositivos do género, foi fundamental a criação de novos protocolos que permitissem a comunicação entre os dispositivos, associada a um baixo consumo energético e à possibilidade de acesso à Internet

Poupança de energia

Um destes novos protocolos é o ZigBee, uma solução de baixo custo que tem a grande vantagem de ter um consumo de energia muito baixo, facto que o permite ser usado em dispositivos alimentados por baterias de pequena capacidade, como sensores de movimento.

Esta solução só é possível devido às necessidades de comunicação destes dispositivos serem muito baixas, como o envio intermitente de sinais a uma velocidade máxima de 250 Kbit/s. Isto é o suficiente para garantir se existe, ou não, movimento num espaço vigiado e para activar, de seguida, outros dispositivos, através do sinal enviado pelo equipamento original.

Para garantir que o consumo de energia é baixo entre dispositivos suportados pelo protocolo em questão, foi fundamental criar certas limitações, face a protocolos como o Wi-Fi. Entre estas estão a largura de banda, a velocidade máxima de transferência de dados e o baixo alcance, ficando este, em espaços abertos, entre os dez a vinte metros. Apesar destas limitações, o protocolo ZigBee garante a segurança dos dados transmitidos, razão pela qual é utilizada uma encriptação de 128 bits.

Aplicações reais
Tal como já foi dito, existem diversas aplicações para o protocolo ZigBee, sendo o mais prático, para uma utilização doméstica, o da criação de um sistema de domótica. Aqui podemos aplicar sensores em diversas divisões da casa que permitam activar as luzes ou o sistema de climatização, sempre que os sensores de movimento detectem a presença de pessoas. Com o ZigBee é possível, por exemplo, configurar este sensor de movimentos para activar uma câmara de vigilância que tira uma fotografia e a envia para si, sempre que seja detectado um movimento em sua casa.

 * Aprender com quem sabe.
 .

Sem comentários: