18/06/2017

.
ESTA SEMANA NO 
"DINHEIRO VIVO"

62 mortos confirmados em incêndio de
.Pedrógão que está longe de extinto

Permanece cortado o IC8, entre Pombal e Vila Velha de Ródão, e esta manhã foi encerrado o trânsito na A13, entre Tomar e Coimbra, no nó do Avelar.

O fogo que no sábado deflagrou no concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, é um dos que mais vítimas mortais provocou nos últimos anos em Portugal. Estão confirmadas 62 vítimas mortais, de acordo com a comunicação do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, num balanço às 14 horas deste domingo. Todos os mortos são civis, segundo as autoridades, e a maioria foi encontrada dentro de 15 viaturas numa estrada nacional entre Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera ou nas imediações.
O Conselho de Ministros aprovou já um decreto que declara luto nacional durante três dias, entre hoje e terça-feira. 

 .


“Sempre que venho ter connosco infelizmente trago um número que tem aumentado: temos 62 mortos sendo que dois deles são vitimas de um acidente rodoviário na mesma via”, afirmou Jorge Gomes, em declarações aos jornalistas no local. Há ainda 54 feridos, entre os quais seis em estado grave – quatro bombeiros e uma criança -, dos quais 18 foram transferidos para hospitais de Lisboa, Coimbra e Porto. 

A maioria dos mortos foram encontrados em zonas de estrada – 30 dentro dos carros e 17 na berma – pelo que o Governo apela à população para que não se desloque ao local. As vítimas foram encontradas na Estrada Nacional 236, que faz a ligação ao IC8.
O Governo declarou na madrugada deste domingo o estado de contingência, que permitirá ativar mais meios. “O estado de contigência ativa determinados meios e permite também outras possibilidades para tudo o que vier a desenrolar-se a partir daqui e também para o que já aconteceu”, declarou Jorge Gomes. 

Sem sinais de abrandar, o fogo continua a lavrar em quatro frentes, “duas das quais com extrema violência”, segundo informação prestada pelo responsável. Além dos 700 bombeiros e cerca de 250 viaturas envolvidos no combate às chamas, estão a ajudar no combate às chamas dois Canadair – um português e um espanhol. Christos Stylianides, comissário europeu para a Ajuda Humanitária, disse que já foram enviados também aviões de combate a incêndios do Mecanismo de Proteção Civil Europeu. 

Devido ao fogo, continua encerrado o trânsito no IC8, a via que liga Pombal a Vila Velha de Ródão, no nó da zona industrial, entre os km 90 e 84, bem como dois troços da Estrada Nacional 2 ali próximos. Domingo de manhã foi encerrada também a A13, no nó de Avelar.

* Uma grande tragédia, sepultemos os mortos e cuidemos bem dos vivos.

.

Sem comentários: