22/07/2017

.
  HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Henrique Neto abandona PS com críticas
 à atuação de António Costa

"António Costa é um bom executante da política à portuguesa e um erro de 'casting' como estadista e primeiro-ministro", defende Henrique Neto O antigo deputado e dirigente socialista Henrique Neto vai abandonar o Partido Socialista, uma saída anunciada num artigo de opinião hoje publicado no jornal Expresso. "É para mim óbvio que só me resta a decisão de me demitir de militante do Partido Socialista", escreve Henrique Neto, depois de desfiar várias críticas à atuação do primeiro-ministro, António Costa. O antigo candidato à Presidência da República começa o texto com críticas à atuação política no caso dos incêndios que há mais de um mês causaram a morte a 64 pessoas. 
 .
"A responsabilidade pela morte de 64 pessoas inocentes, famílias inteiras, não pode continuar a ser uma questão alienada pela propaganda política. Pessoalmente, tenho de afirmar o que me parece óbvio: António Costa tem a maior carga de responsabilidade pelo que fez e pelo que não fez", lê-se no texto de Henrique Neto.

Quanto ao caso do roubo de armamento em Tancos, o antigo deputado socialista considera que António Costa colocou "a sua cultura propagandística à frente do seu papel de primeiro-ministro".
Para Henrique Neto, a "recusa em esclarecer os portugueses" tem sido uma "forte carcaterística" do atual Governo, com implicações em casos como o Banif, Montepio, Novo Banco ou Caixa Geral de Depósitos.

"António Costa é um bom executante da política à portuguesa e um erro de 'casting' como estadista e primeiro-ministro", escreve ainda o candidato à Presidência da República em 2016.

Henrique Neto, empresário de 81 anos, aderiu ao PS em 1993, convidado pelo então secretário-geral Jorge Sampaio. Antes, tinha sido militante do PCP, entre 1968 e 1975, tinha participado na campanha de Humberto Delgado em 1958 e foi, em 1969, candidato às eleições legislativas da Oposição Democrática pelo distrito de Leiria .

* Da mesma maneira que consideramos intocável a honra de Henrique Neto, sentimos que António Costa não é responsável por nenhuma morte nos incêndios de Pedrógão Grande e áreas vizinhas. Para começar devia fazer-se o levantamento das pessoas proprietárias e afectadas pelo fogo que cumpriam a lei da  protecção das florestas e bens imóveis em zonas rurais.. O Estado sabemos, também é responsável por autorizar árvores explosivas em coma de estradas nacionais, essa responsabilidade cabe  a quem tutela as florestas e  à Protecção Civil.
Nunca votámos em António Costa mas consideramos as críticas de Henrique Neto  destemperadas.

.

Sem comentários: