18/07/2017

.
HOJE NO
"RECORD"

Europeu de Pista arranca com 
duas medalhas para Portugal

O Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Juniores, que decorre em Sangalhos até domingo, arrancou da melhor para Portugal. Rui Oliveira sagrou-se campeão europeu de eliminação e o irmão gémeo Ivo Oliveira conquistou a medalha de prata em perseguição individual.
 .
A prova de eliminação mostrou um Rui Oliveira em grande, batendo o polaco Damian Slawec com uma arrancada imparável na última volta. Slawec ficou com a prata e o russo Maksin Piskunov fechou o pódio. "Já tinha esta prova em mente. Sabia que tinha possibilidades e o meu sonho concretizou-se. Já tinha muitas vezes batido na trave, com segundos e terceiros em Europeus. Era desta vitória que eu estava a precisar. O ano passado foi muito difícil, com uma lesão grave, mas estar aqui com este apoio fenomenal foi extraordinário. Vibrei imenso com o apoio dos portugueses", afirmou Rui Oliveira.

Já Ivo foi a grande surpresa da equipa portuguesa, dada a gravidade da lesão contraída há pouco mais de um mês. Apurou-se para a final de perseguição individual com o segundo tempo e conseguiu a medalha de prata, em confronto com o mais experiente e mais bem preparado britânico Mark Stewart. O terceiro foi o polaco Daniel Staniszewski.

"Quando me lesionei nunca imaginei que conseguiria chegar aqui e conquistar uma medalha. Nunca deixei de treinar, fiz rolos, esperançado em vir ao Europeu, mas sair daqui com uma medalha é ouro sobre azul. Correr perante o meu público, a minha família e os meus amigos dá uma motivação enorme. O meu irmão está de parabéns e ter corrido antes da minha final ainda me motivou mais", adiantou Ivo Oliveira.

Quanto aos restantes ciclistas nacionais em competição, Soraia Silva estreou-se na categoria de sub-23 com o nono lugar na prova de eliminação. Já Maria Martins esteve na discussão da corrida de scratch para juniores femininas, fechando a corrida no quinto posto. Francisco Duarte fechou a jornada competitiva lusa, alinhando no scratch para juniores masculinos e foi o 13.º classificado entre 20 participantes.

"É um dia histórico para nós. A conquista de duas medalhas resulta do trabalho de muitos anos. O Rui esteve irrepreensível na corrida de eliminação, controlando todos os fatores da corrida que poderiam causar dissabores. O Ivo veio condicionado e teve o prémio da atitude das últimas semanas, nas quais trabalhou arduamente para aqui se apresentar em forma. Teve um desempenho de alto nível, embora na final revelasse sinais de fadiga, naturais pela forma condicionada como aqui chegou", referiu o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

* Temos muitos e valentes atletas dos quais pouco sabemos e raramente merecem destaque noticioso, pelo contrário há muita gente de valor nenhum que todos os dias é notícia, uma deplorável tristeza.

.

Sem comentários: