21/07/2017

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Aos 11 anos inventou aparelho para 
salvar crianças esquecidas em carros

Uma “moda” recorrente em alguns locais dos Estados Unidos é deixar os filhos menores trancados dentro dos carros enquanto os pais vão às compras no supermercado.

Contudo, essa prática tem levado, de forma ocasional, à morte de crianças de tenra idade por desidratação ou exposição ao sol nos meses de verão, devido ao calor que se propicia no interior dos carros. Na prática, cria-se uma espécie de efeito de estufa.

Foi uma morte do género que inspirou Bishop Curry, uma criança de 11 anos, a criar algo que pudesse salvar a vida de bebés nessa situação.
 .
Bishop é apenas um jovem estudante na pequena cidade de McKinney, no Texas, mas tem um gosto particular por mexer em todo o tipo de maquinaria eletrónica para ver como funciona. Por isso não foi difícil criar o Oasis, um simples aparelho que pode ser instalado no banco traseiro de um carro e que envia uma mensagem ao telemóvel dos pais ou à polícia, quando uma criança fica esquecida no interior da viatura.

O seu pai, um engenheiro na Toyota, ajudou-a montar uma página no Go Fund Me, para obter os fundos necessários para construir uma patente e um protótipo funcional. 

A campanha está a ser um sucesso, tendo já ultrapassado os 46 mil dólares (40 mil euros), mais do dobro do objetivo. Desde 1994, mais de 800 crianças morreram dentro de carros deixados ao calor nos Estados Unidos.

* Genial

.

Sem comentários: