24/11/2017

.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Parlamento chumba por unanimidade subida do IVA sobre leite achocolatado

O PAN tinha defendido o aumento do IVA de 6% para 23% e a aplicação da taxa sobre bebidas açucaradas ao leite achocolatado. As duas propostas foram chumbadas no Parlamento.

Os deputados chumbaram por unanimidade a proposta do PAN para aumentar os IVA sobre o leite achocolatado, segundo confirmou ao Negócios fonte do grupo parlamentar do PAN. A aplicação da taxa sobre bebidas açucaradas também foi rejeitada, apesar do apoio do Bloco de Esquerda.
.
Esta manhã, durante o debate sobre as propostas, o deputado do PAN André Silva explicou que se um refrigerante tipo chá frio tem 45 gramas de açúcar por litro, e as colas têm 106 gramas por litro, o leite achocolatado tem 120 gramas por litro.

"Quando a uma bebida nutritiva se adiciona uma quantidade colossal de açúcar esta passa a ser um veneno. Nutritivo? Não sei se é. Lá docinho será com certeza", afirmou o deputado, em plenário. "E o Ministério da Saúde? Também coloca os interesses da indústria à frente das crianças?"

O PAN propunha o agravamento dos impostos indirectos por duas vias: por um lado, através do aumento do IVA da actual taxa reduzida de 6% para 23%; por outro, através da aplicação da taxa que incide sobre as bebidas açucaradas ao leite achocolatado.

Se a primeira proposta foi chumbada por unanimidade – o PAN, que só tem um deputado, não vota na especialidade – a segunda foi rejeitada apesar dos votos favoráveis do Bloco de Esquerda, segundo precisou a mesma fonte.

* Vivam os produtores de venenos alimentares mais os deputados que os servem.

.

Sem comentários: