12/12/2017

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Quem é a nova secretária de Estado
 da Saúde, Rosa Matos Zorrinho

Rosa Matos Zorrinho era a atual presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo

O primeiro-ministro António Costa nomeou Rosa Matos Zorrinho para o cargo de secretária de Estado da Saúde, depois da saída de Manuel Delgado, que apresentou o pedido de exoneração após ver-se envolvido na polémica de gestão danosa da Associação Raríssimas - por ter sido pago pela consultoria com dinheiros do Estado.
 .
Licenciada em sociologia pela Universidade de Évora e com pós-graduação em administração hospitalar, Rosa Augusta Valente de Matos Zorrinho, nascida em 25 de janeiro de 1962, é natural de Avanca (Estarreja). Rosa Zorrinho era a atual presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo desde janeiro de 2016, depois de ter presidido ao conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, entre 2005 e 2011, onde já tinha sido vogal entre 1996 e 2002.

De 1990 e 1996, a nova secretária de Estado foi administradora no Hospital do Espírito Santo, em Évora, responsável pela gestão dos recursos humanos, instituição onde voltou de 2002 a 2005 para administrar pelouro dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica e serviços hoteleiros.

É casada com o eurodeputado socialista Carlos Zorrinho.

A tomada de posse da nova secretária de Estado será esta terça-feira, às 19:30, segundo divulgou a Presidência da República. De acordo com a nota publicada no site de Belém, "o Presidente da República aceitou hoje as propostas do primeiro-ministro de exoneração, a seu pedido, do secretário de Estado da Saúde, Manuel Martins dos Santos Delgado, e de nomeação para o mesmo cargo da dra. Rosa Augusta Valente de Matos Zorrinho".

O canal televisivo TVI divulgou no sábado uma reportagem sobre a gestão da Raríssimas - Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras, financiada por subsídios do Estado e donativos. A investigação mostra documentos que colocam em causa a gestão da instituição de solidariedade social, nomeadamente da sua presidente, Paula Brito e Costa, que alegadamente terá usado o dinheiro em compra de vestidos e gastos pessoais. Brito e Costa demitiu-se entretanto, dizendo que está a ser vítima de uma "cabala".

A reportagem da TVI falou ainda com o atual secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, que foi consultor da Raríssimas, que disse em entrevista ao canal, que o que fez foi uma colaboração técnica e que nunca participou em decisões de financiamento.

Também a deputada do PS Sónia Fertuzinhos é referida pela reportagem como tendo feito uma viagem paga pela Raríssimas. Citada pelo Observador, a deputada afirmou que viajou para uma conferência na Suécia da Organização Europeia para as Doenças Raras, mas que reembolsou a IPSS.

* À senhora Secretária de Estado desejamos o maior sucesso.


.

Sem comentários: