30/10/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
15-SUBTILEZAS
O MAIOR VENDEDOR DO MUNDO

por OG MANDINO



RESUMO ANIMADO


FONTE: IlustradaMente

.
.
JEWELS
RUBIS/2
GEORGE BALANCHINE
Mariinsky Ballet



FONTE: EuroArtsChannel


.
.
HOJE  NO
"RECORD"
Franco Foda
é o novo selecionador da Áustria
.
ANTES DE DAR, JÁ É!
O antigo internacional alemão Franco Foda foi esta segunda-feira anunciado como o novo selecionador da Áustria, substituindo no cargo o suíço Marcel Koller, cujo contrato não foi renovado.
.
Franco Foda, o primeiro germânico a liderar a equipa de futebol da Áustria, "é um treinador meticuloso e poderá consolidar o trabalho iniciado por Koller", justificou o presidente da Federação austríaca, Leo Windtner.

O sucessor de Marcel Koller, com 51 anos, era até agora treinador do Sturm Graz, que lidera a Bundesliga austríaca, assumindo plenamente funções na equipa nacional em janeiro.

O treinador assinou um contrato válido até ao Europeu de 2020, disputado em vários países.

* Ele há nomes geitosos...

.
.

MINUTOS DE

CIÊNCIA/156

MATEMÁTICA DO BAR
Você Consegue Resolver
Esse Problema que Adivinha
Seu Ano de Nascimento


 FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
"O diabo só hibernou
 e um dia vai acordar"

O economista Joaquim Sarmento defendeu hoje, nas jornadas parlamentares do PSD, que a estratégia económica do Governo está "presa por arames" 

O professor auxiliar de Finanças do Instituto Superior de Economia e Gestão e assessor económico do ex-Presidente da República Cavaco Silva deixou o alerta durante um painel sobre o Orçamento do Estado para 2018, o primeiro das jornadas do PSD, que decorrem até terça-feira em Braga.
.
O DIABO VEM MORAR AQUI?
"O doutor Passos Coelho não está na sala, mas se calhar assim até é mais fácil...", começou por dizer Joaquim Sarmento, antes de aludir a uma referência que o presidente do PSD terá feito, antes das férias parlamentares de 2016, dizendo aos deputados do partido para as aproveitarem bem, porque depois viria "o diabo".

"Não sei se ele falou ou não no diabo, mas o diabo nunca se foi embora, ele só está a hibernar. Ele hibernou e pode ser que se mantenha hibernado por mais algum tempo, mas um dia ele vai acordar", alertou o economista e antigo consultor da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

O outro orador do painel, o economista Pedro Braz Teixeira, deixou também uma sugestão original aos deputados do PSD para atacarem o que considera ser a principal omissão da proposta do Orçamento do Estado para 2018: o crescimento económico.

"Não sei qual o melhor figurino, não sei se uma comissão de inquérito para abordar a questão: porque é que Portugal está há tantos anos a divergir da União Europeia", apontou.

O economista e antigo adjunto de Manuela Ferreira Leite quando esta foi ministra das Finanças salientou que já existiram comissões de inquérito para analisar os problemas do BES e da Caixa Geral de Depósitos, que afetaram apenas uma parte da população.

"A falta de crescimento afeta dez milhões de portugueses, não há nenhum problema tão lato e tão abrangente como a falta de crescimento", defendeu Pedro Braz Teixeira.

* Quando acordar talvez se instale numa certa casa na Lapa, tem todas as condições para continuar a ser um inferno.

.
.
XIV-MEGA MÁQUINAS

4- WILLIAMS F-1


*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção da NG.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
 
 HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
UNESCO aprova três novas inscrições portuguesas na Memória do Mundo

Comité Consultivo Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) anunciou hoje ter recomendado a inscrição de 78 novas nomeações no registo da Memória do Mundo, incluindo três portuguesas.

Em comunicado, a UNESCO revelou que o comité consultivo, liderado pelo diretor-geral dos Arquivos Nacionais dos Emirados Árabes Unidos, Abdulla Alraisi, o comité consultivo “examinou e avaliou novos itens de herança documental propostos por países pelo mundo fora, que se seguiu a um processo de dois anos como parte do ciclo de nomeações 2016-2017”.
 .
Assim, Portugal vê o seu nome na inscrição de três novos bens patrimoniais: os registos oficiais de Macau durante a dinastia Qing (1693-1886), partilhado com a China, os livros de vistos concedidos pelo cônsul português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes (1939-1940), e o “Codex Calixtinus da Catedral de Santiago de Compostela e outras cópias medievais do Liber Sancti Jacobi”, partilhada com Espanha.

Estes conjuntos de documentos juntam-se a outros sete como o diário de Vasco da Gama na primeira expedição até à Índia, o Tratado de Tordesilhas ou a carta de Pêro Vaz de Caminha para Manuel I, em 01 de maio de 1500.

A ainda diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova afirmou, no mesmo comunicado, ser sua “profunda e firme convicção de que o programa da Memória do Mundo deve ser guiado no seu trabalho pela preservação da herança documental e de memória pelo benefício de gerações presentes e futuras no espírito do diálogo, da cooperação internacional e compreensão mútua, construindo paz nas mentes das mulheres e dos homens”.

Com as novas inclusões, o registo da Memória do Mundo passa a contar com 427 documentos, de todos os continentes, tendo já salvaguardado vários materiais de pedra, celuloide, pergaminho e gravações sonoras.

Para este ciclo de nomeações foram apresentadas 130 candidaturas.

* A história de Portugal de alguns séculos atrás regista que o desempenho dos portugueses foi muito bom por isso não é estranho que o nosso país tenha produzido documentos da maior importância para a  "Memória do Mundo".
Conta que depois de vida mui aventureira e trabalhosa os portugueses se cansaram de tal maneira  que essa fadiga chegou até aos nossos dias.

.

CHRIS PATTEN

.








O novo imperador da China

Uma história que se conta sobre a visita do presidente dos EUA, Richard Nixon, à China em 1972 tem sido considerada como a confirmação da visão a longo prazo que os líderes chineses têm da história. Diz-se que Zhou Enlai, o zeloso número dois de Mao, respondeu a uma pergunta sobre as lições da Revolução Francesa dizendo que era muito cedo para avaliar. Na verdade, de acordo com os diplomatas presentes, Zhou não estava a falar da revolução de 1789, mas sim da revolta estudantil de 1968 em Paris, assim, provavelmente, era realmente muito cedo para avaliar.

Após esta falsa partida, as lições da Revolução Francesa voltaram à China. Pouco depois do 18.º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês em 2012, disse-se que a obra de Alexis de Tocqueville, O Antigo Regime e a Revolução, escrita em 1856, se tinha tornado uma "leitura obrigatória" para os quadros superiores do PCC. Os méritos do livro foram entusiasticamente aclamados por Wang Qishan, o homem que lidera a campanha anticorrupção do presidente Xi Jinping e talvez o seu mais próximo aliado.

Toqueville alegava que a crescente prosperidade na França do século XVIII tinha, na verdade, tornado mais difícil governar o país. À medida que as pessoas se tornavam mais ricas, tornavam-se também mais conscientes das desigualdades sociais e económicas e, portanto, cada vez mais ressentidas com os ricos e poderosos. As tentativas para reformar o sistema apenas salientaram as suas vulnerabilidades. Seguiu-se a revolução, varrendo a monarquia e a aristocracia. As suas cabeças rolaram, literalmente.

O recém-terminado Congresso Nacional do PCC mostrou até que ponto os líderes da China levaram a sério os ensinamentos de Tocqueville. Xi afirmou a sua autoridade incontestável sobre o partido e o país. Consolidou a sua posição durante o primeiro mandato, revertendo muito do legado de Deng Xiaoping, incluindo a abertura da economia da China, a separação do PCC do governo e uma abordagem discreta à política externa e de segurança.

Xi também enxotou potenciais rivais, confiando principalmente na sua abrangente campanha anticorrupção para atingir funcionários anteriormente considerados intocáveis. Ele supervisionou a maior purga de sempre no Comité Central do PCC. Acabou até com as críticas ou sinais de dissidência mais contidos, e proibiu mesmo as piadas na internet, incluindo os memes que o comparavam a Winnie the Pooh.

Noutro país, tais medidas poderão desencadear censuras duras, com os críticos a acusarem Xi de transformar o seu país numa ditadura leninista da velha escola. Na China, no entanto, elas atraíram elogios de observadores que acreditam que Xi está a liderar o caminho para o cumprimento do "sonho chinês" de rejuvenescer o país.

Mas, para alguns, o sonho está prestes a tornar-se um pesadelo. As tendências demográficas estão a ameaçar transformar o excedente de mão-de-obra que ajudou a impulsionar o rápido crescimento da China nas últimas décadas numa escassez de mão-de-obra, a um ritmo sem precedentes. A contaminação e a escassez de água, juntamente com as emissões de dióxido de carbono e os níveis letais de poluição do ar, estão a pôr em perigo a saúde das pessoas e a prejudicar a sustentabilidade do desempenho económico da China.

Além disso, o crescimento do PIB chinês, embora bem-vindo, está a ser alimentado em grande parte por uma combinação de dívida de subida rápida e bolhas imobiliárias generalizadas. Mesmo os investigadores chineses admitem que o seu país possui um dos níveis mais altos de desigualdade de rendimentos no mundo. À medida que os pobres ficam mais pobres e os ricos se tornam mais ricos, muitos questionam-se se é esse o significado de "socialismo com características chinesas".

Claro que há sempre um otimista presente para mostrar um lado positivo. A China deve a maior parte da sua dívida a si mesma, porque as prioridades políticas assentam nos empréstimos, tanto quanto nas questões comerciais. A China apoia os esforços internacionais para enfrentar a degradação ambiental e as mudanças climáticas. A maioria das pessoas está a viver melhor, mesmo que de forma desigual. E, pelo menos, a administração de Xi está a fazer alguma coisa para acabar com a corrupção endémica no PCC.

Todos esperamos que pelo menos alguma coisa do que os chefes de claque da China digam seja verdade; se o crescimento chinês colapsar, toda a economia global sofrerá. Mas, mesmo que os argumentos dos otimistas sejam parcialmente confirmados, a afirmação de Xi de que a China encontrou uma maneira melhor de administrar uma sociedade moderna e a sua economia parece-me longe da realidade.

É verdade que das inauditas artimanhas do presidente dos EUA, Donald Trump, ao nefasto surgimento do nacionalismo populista na Europa, os países democráticos estão a viver a sua quota de problemas. Mas os sistemas democráticos têm mecanismos de estabilização integrados que lhes permitem endireitar-se sem recorrer à violência ou à repressão.

Não é esse o caso na China de Xi. Durante anos, houve um debate sério na China sobre o papel próprio do Estado nos assuntos económicos. Um lado sustentava que, se o PCC relaxasse o controlo sobre a economia, perderia inevitavelmente o controlo do Estado. Outros argumentavam exatamente o contrário: se o partido não cedesse mais no controlo económico, perderia o poder político, à medida que as contradições da economia se multiplicassem e o desenvolvimento se tornasse menos sustentável. Xi cai claramente no campo estatista.

Mas não é apenas ao partido que Xi está a dar mais poder, é também a si próprio. Na verdade, é difícil saber quem é que está a subir aos lugares de liderança do PCC e quem será abatido por discordar do líder supremo. Isso não impediu os estrangeiros de especular, mas não há muito interesse em jogar esse jogo de adivinhação. Xi, como qualquer outro imperador, continuará a nomear cortesãos que o sigam para onde quer que ele se dirija.

Mas com um grande poder vem uma grande responsabilidade e, neste momento, o poder de Xi é praticamente absoluto. Isso é um fardo pesado para um homem. Xi pode ser muito mais inteligente do que Trump (o que não é difícil), mas isso não é suficiente para garantir um futuro estável e próspero para a China. E, se as coisas não correrem bem, todos saberão quem é culpado. Há uma razão pela qual as dinastias ditatoriais tendem a acabar da mesma maneira. Não é necessário ler Tocqueville para saber isso.

* Último governador britânico de Hong Kong e ex-comissário da UE para os assuntos externos, reitor da Universidade de Oxford

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
28/10/17


.
.


1398.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Cerca de 8,6 mil milhões de euros 
saíram para paraísos fiscais em 2016

Cerca de 8,6 mil milhões de euros foram transferidos para 'offshores' no ano passado, através de quase 58,8 mil transferências, de acordo com as estatísticas publicadas esta segunda-feira pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Segundo os dados divulgados hoje na página na Internet do Fisco, o montante comunicado pelos bancos das transferências para paraísos fiscais em 2016 foi de cerca de 8,6 mil milhões de euros, cerca de 200 milhões abaixo dos 8,8 mil milhões de euros transferidos em 2015.
 .
Em 2016, foram feitas quase 58,8 mil transferências para estes territórios com situação tributária mais favorável, mais quase 39,5 mil do que no ano anterior, sendo que apenas 5.700 sujeitos passivos deram ordem para estas operações.

As transferências para 'offshores' foram feitas principalmente por empresas (num total de 3.520 empresas), responsáveis por enviar quase 8,4 mil milhões de euros para paraísos fiscais.

Desde Maio que a AT tem de publicar anualmente as estatísticas sobre as transferências para 'offshores', com base no 'modelo 38', declaração que os bancos têm de entregar ao Fisco e que dá conta da "informação das transferências e envio de fundos que tenham como destinatário uma entidade localizada em país, território ou região com regime de tributação privilegiada mais favorável".

* PORREIRO PÁ!

.
.

O Túmulo Escondido do Rei Antíoco/3


.
.
LÍBANO
1-SETE MIL ANOS
19 CIVILIZAÇÕES


FONTE: GLOBO REPORTER




.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Avião da Força Aérea detetou 
13 fogos entre sexta-feira e sábado 

Detetores térmicos do avião C-295M permitiram avisar meios no terreno.

A Força Aérea Portuguesa detetou 13 focos de incêndio nas últimas sexta-feia e sábado. O avião C-295M, que dispõe de sensores térmicos, operada pela Esquadra 502 – 'Elefantes', realizou cerca de 11h30 de voo, em missões diurnas e noturnas, com o empenhamento de diversas tripulações", avança a Força aérea em comunicado. 
.
A deteção dos fogos serviu para "orientar os meios no terreno durante o combate aos incêndios no território nacional", permitindo ativar os operacionais da Proteção Civil e bombeiros. 

Os sinais de incêndio foram detetados nas zonas de Bragança, Miranda do Corvo, Marinha Grande, Pedrógão Grande e outros locais. "Após a deteção e monitorização dos focos de incêndio, as informações recolhidas pelas tripulações da Força Aérea eram processadas pelo centro de Comando e Controlo do Comando Aéreo e, de imediato, difundidas para o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS). 

Posteriormente, o CNOS disseminava essas informações pelos seus órgãos ou centros de coordenação locais, de forma a poder efetuar o combate com eficácia" A Força Aérea tem participado em ações de prevenção e reabilitação de áreas ardidas, através do patrulhamento terrestre e transporte de forragens para animais das zonas afetadas.

* Não sabemos o que vai no interior do crânio do sr. ministro da Defesa, provavelmente pouco, depois de as armas desaparecerem num artifício mágico sem haver roubo, aconteceu as armas aparecerem por boa vontade da gatunagem. 
Esclareçam-nos, foi preciso haver mais de cem corpos queimados para pôr o avião no ar?

.
.

Anaquim

Livro de reclamações


.
.


Portugal bem português

II-Agricultura biológica
1 -Cultura Biológica



* Esta é uma série pelo o nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: RTV Agronegócio

.
.

AZERBEIJÃO
Os tapetes mágicos 



FONTE: EURONEWS

.
.

RÚSSIA
As mulheres e a revolução de 1917 



FONTE: AFP Brasil

.

.
POSTURA
AO COMPUTADOR




.
HOJE  NO 
"OBSERVADOR"
Puigdemont está na Bélgica, 
prevê-se pedido de asilo político

O presidente destituído do governo catalão, Carles Puigdemont, viajou para Bruxelas para se reunir com independentistas flamengos. Prevê-se que vá pedir asilo político.

O presidente destituído do governo catalão, Carles Puigdemont, viajou para Bruxelas, capital belga, revelaram esta segunda-feira fontes oficiais do Governo espanhol. 
 .

A informação, avançada pelas agências noticiosas Efe e Associated Press, foi confirmada uma hora depois de o procurador-geral, José Manuel Maza, ter anunciado a acusação contra os principais membros do governo catalão por rebelião, sedição e fraude e contra a presidente do Parlamento regional e os membros da mesa que processaram a declaração de independência.

Segundo o jornal espanhol La Vanguardia, além de Puigdemont, encontram-se também na Bélgica “outros membros do Governo destituído”.

O jornal catalão El Periódico noticia que Puigdemont e cinco ex-membros do já cessado governo catalão estão em Bruxelas para se reunir com independentistas flamengos do partido nacionalista N-VA. A deslocação de Puigdemont, de acordo com o mesmo jornal, foi organizada por Amadeu Altajaf, agora ex-delegado da Generalitat – governo catalão.

Com Puigdemont estarão a ex-conselheira Meritxell Borràs; Toni Comín, ex-ministro da Saúde; Dolors Bassa, ex-ministra do Trabalho e Assuntos Sociais; Joaquim Form, ex-ministro do Interior; e um outro quinto membro.

O secretário de Estado para o Asilo e Migração, Theo Francken, do N-VA, disse no domingo, dia 29, que Puigdemont poderia solicitar asílio político na Bélgica. Contudo, o primeiro-ministro belga demarcou-se das declarações de Francken.

De acordo com o El Periódico, fontes do Ministro do Interior espanhol asseguram que não estão “preocupados” com a viagem de Puigdemont a Bruxelas. O coordenador-geral do PP, Fernando Martínez-Maillo, considera a visita do ex-presidente do governo catalão “uma mostra do mais absoluto desespero”, dizendo ainda que “Puigdemont tem liberdade de movimentos para ir a Bruxelas… e voltar”.

* Depois de incitar os catalães a arrobos independentistas que chegaram a vias de porrada, admiramos a coragem deste cagarolas a quem bastou  um traquezito de Madrid para se pirar para Bruxelas. 
Conhecemos muitos catalães, homens e mulheres destemidos, porque votaram então nesta amiba caixa de óculos para presidente da Genaralitat?
Se chamaram "pesetero" a Luís Figo, para este qual a alcunha, "cobardero"?

.
.
97-NO GINÁSIO
TREINO FUNCIONAL PARA
PEITO, COSTAS E BRAÇOS/1



COM PROFESSOR VINICIUS

FONTE: EXERCÍCIO EM CASA


.
.
1413
Senso d'hoje
CARLOS
RODRIGUES LIMA
JORNALISTA
REVISTA "SÁBADO"
"Está provado que a pessoa que
mexia no dinheiro era José Sócrates"



FONTE: CANAL "Q" - Programa "INFERNO" entrevista conduzida por AURÉLIO GOMES em 25/10/17


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS









.
.
LORY EM FÚRIA


.
.

BOM DIA


.
.


57-CINEMA
FORA "D'ORAS"

VIII-OS BÓRGIAS




FONTE: Petronio Filho