19/01/2018

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
LNEC diz que "não há indícios" de comportamento deficiente da bancada

De acordo com o que revelou o presidente da Câmara de Cascais

O relatório do LNEC concluiu que "não há indícios" de comportamento deficiente da estrutura da bancada do Estádio do Estoril, cujas fissuras detetadas levaram à interrupção do jogo com o FC Porto, na segunda-feira, revelou esta sexta-feira a SIC Notícias, que teve acesso ao mesmo.
 .
Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, garantiu ainda que "o relatório preliminar dissipa todas dúvidas: a segurança da estrutura e dos adeptos nunca esteve em causa."

"A Câmara Municipal de Cascais acabou de receber, tal como previsto, o relatório preliminar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) com a avaliação por nós solicitada, da bancada nova do Estádio António Coimbra da Mota.

Com a equipa de técnicos municipais, estudarei o relatório nas próximas horas. Juntamente com toda a informação urbanística que já compilámos, assim com o levantamento do desenvolvimento histórico do Estádio e de toda a zona envolvente, tomarei uma posição pública na próxima semana.
Sublinho, contudo, que o relatório preliminar dissipa todas dúvidas: a segurança da estrutura e dos adeptos nunca esteve em causa. Nem no jogo de 15 de janeiro, nem no passado. E isso, para nós é o essencial, nomeadamente quando refere:

Ponto 4 do documento: " A zona interior da bancada é utilizada para acessos, instalações sanitárias, bares, arrumos e postos de socorro. É constituída por uma laje, betonada, diretamente sobre o aterro (laje térrea) e contra os pilares, sem ligação estrutural. Nessa laje, apoiam-se as paredes divisórias interiores (de alvenaria de blocos). Esta zona interior é, assim, uma construção independente da estrutura da bancada.

Ou, no Ponto 6 do documento: "Já no que se refere à estrutura da bancada, até à data não foram detetadas evidências de comportamento estrutural anómalo, ie: nem nas visitas de inspeção realizadas ao local foram observados indícios de comportamento deficiente da estrutura; nem foi, até à data, fornecido ao LNEC nenhuma informação que indicie algum comportamento anómalo no passado".
A Câmara Municipal de Cascais, como autoridade máxima sobre a gestão do território, continuará junto do Estoril Praia a acompanhar todos os desenvolvimentos futuros sobre este caso, em colaboração do Laboratório Nacional de Engenharia Civil", lê-se na declaração pública do presidente da Câmara de Cascais.

Refira-se que o relatório do LNEC deverá ser conhecido oficialmente ainda esta sexta-feira.

* O LNEC é uma entidade acima de qualquer suspeita e goza de muito boa reputação a nível internacional. Custa-nos acreditar que a debandada dos adeptos do FCP tenha sido orquestrada por causa da equipa estar a perder. Aguardemos os próximos acontecimentos.
.

Sem comentários: