23/02/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XII~MEGA FÁBRICAS
3- JACK DANIEL'S
História e Processo dum Mito


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Jardim será orador em conferência
 sobre ‘O Poder da Convivialidade - histórias de ontem e de hoje’

Alberto João Jardim será orador da conferência ‘O Poder da Convivialidade - histórias de ontem e de hoje’, que será baseada no seu percurso profissional e experiência de vida pessoal, enquanto professor, advogado e detentor de diversos cargos políticos, confrontando realidades, regimes e comportamentos escolares.
.
CONVIVANTE


No decorrer da palestra irão ser abordadas diversas temáticas, como a Escola – centro do mundo; Convivialidade/liberdade de expressão; Escola ontem/hoje; O fenómeno (desnecessário) da violência na Escola/ressonâncias no futuro dos jovens; Regras de convivência entre alunos ontem/hoje; A ‘não regra’ da convivência ou a desnecessária regra para ela; Benefícios sociais da Convivalidade; Reflexão sobre Cidadania, Responsabilidade Social e Ética Escolar; Bullying - um fenómeno (re)inventado; Para não perecer – a Convivialidade necessária hoje e sempre e a Partilha de experiências reais pessoais na Escola e fora dela.


A iniciativa realiza-se no próximo dia 27 de Fevereiro, entre as 09h45 e as 11h15, no auditório da Escola Horácio Bento de Gouveia.

* AJJ foi sempre um bom convivante com o dinheiro dos cubanos do continente.

.
.

X-MISTÉRIOS
EXTRATERRESTRES
Contactos Imediatos
6.1- Reação Nuclear


.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Governo chinês assume controlo
 da Anbang, o gigante que quis 
comprar o Novo Banco 

Wu Xiaohui, chairman da empresa, foi formalmente acusado de crimes económicos e será julgado. O governo chinês vai assumir o controlo da empresa durante um ano.

O governo chinês assumiu o controlo do Anbang Insurance Group, o maior grupo segurador do país, esta sexta-feira, e informou que o seu chairman, Wu Xiaohui , foi formalmente acusado de crimes económicos, revela a imprensa internacional.
 .
Não pertencem ao governo nem mandam na Anbang Insurance, são vítimas da ditadura chinesa
O conglomerado chinês, que esteve na corrida pelo Novo Banco, violou leis e regulações que podem "colocar seriamente em perigo a solvência da empresa", segundo um relatório da China Insurance Regulatory Commission (CIRC).

A procuradoria de Xangai informou ainda que Wu Xiaohui, que foi detido em Junho, está acusado dos crimes de fraude e abuso de posição, e que o seu caso já foi encaminhado para julgamento.

Durante o período em que o governo assumirá o controlo do grupo – um ano, que começa esta sexta-feira – a empresa será gerida por um grupo de responsáveis da CIRC, do banco central e de outros reguladores financeiros e organismos governamentais.

De acordo com a CIRC, este grupo vai levar a cabo uma reestruturação da companhia, que deverá manter o seu normal funcionamento, "protegendo os direitos e interesses dos consumidores e accionistas".

A Reuters destaca que a decisão da China é um "golpe determinante" para o gigante chinês, conhecido globalmente por ter comprado o famoso Waldorf Astoria Hotel, em Nova Iorque.

A medida sem precedentes também evidencia o quão longe o Partido Comunista está disposto a ir para controlar o risco financeiro no país, enviando uma poderosa mensagem aos gigantescos conglomerados chineses, que têm embarcado numa onda de aquisições.

De acordo com a agência noticiosa, não é claro o que terá desencadeado a decisão, ainda que uma fonte do regulador tenha garantido que o governo já está, na prática, a controlar a empresa desde que Wu foi detido, e que o anúncio público estará relacionado com o timing da investigação ao chairman, que estará praticamente completa.

* Não nos esqueçamos que as  empresas públicas portuguesas compradas por capital chinês não foram privatizadas, foram nacionalizadas pela China, com a benção de Passos Coelho, Gaspar e Maria Albuquerque, Paulo Portas e Assunção Cristas.

.
.
VII-ARMAS E TÁCTICAS
1- Artilharia



FONTE: Universo do Documentário

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Tragédia de Tondela impulsiona novo
.Manual de Boas Práticas em edifícios

Confederação de coletividades quer evitar a repetição de novo acidentes graves.

A Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto divulgou hoje um Manual de Prevenção e Boas Práticas nos Edifícios Associativos, medida anunciada depois de um incêndio numa associação em Tondela que causou 11 mortos. 
 .
ASSOCIAÇÃO CONFRANGEDORA
 A confederação lembra que depois do incêndio que ocorreu, a 13 de janeiro, numa associação recreativa de Vila Nova da Rainha, concelho de Tondela, e que causou 11 mortos e vários feridos, tinha anunciado que ia desenvolver uma iniciativa sobre medidas de prevenção e segurança em edifícios. "A coletividade ou associação, não são os espaços físicos onde a atividade se desenvolve, mas sim o conjunto de relações sociais que ali tem lugar. Contudo, os espaços físicos, ou seja, os edifícios associativos, desempenham um papel essencial na prática associativa", disse Augusto Flor, presidente da CPCCRD, na nota introdutória do manual. 

O responsável considera que é essencial estar atento às condições de higiene, segurança e conforto dos edifícios associativos e proporcionar aos associados e visitantes todas as condições para a prática associativa "A Confederação tem desde sempre pautado a sua conduta pela prevenção e é nesse sentido que vem publicar o Manual de Prevenção e Boas Práticas nos Edifícios Associativos - Segurança contra incêndios. 

É um instrumento que, pelo seu conteúdo esclarece tudo o que é necessário para melhorarmos as condições existentes dos edifícios associativos e deixa a possibilidade de ser atualizado ao longo do tempo e de receber contributos dos dirigentes quer através de sugestões, quer através de questionamentos", salientou. 

O manual contou com a colaboração da Autoridade Nacional de Proteção Civil e vai ser distribuído pelos associados da confederação. "Desejamos que cada dirigente associativo seja um divulgador e praticante destas regras e princípios e, em colaboração com as autarquias locais, possa levar a cada coletividade, associação ou clube este manual", explica. 

* Se a hipocrisia fosse água não estaríamos a ser atormentados pela seca.


.

CELSO FILIPE

.







O pior cego é o que só vê a bola

A indústria do futebol é especial. Tem uma legião de adeptos incondicionais, marcas fortes, alimenta-se de emoções, é afectiva, e os resultados que importam não são os financeiros, mas sim os obtidos nos fins-de-semana de jogos. Além disso é uma indústria maniqueísta.

De um lado estão os bons, a equipa que se apoia, do outro os maus, que tanto podem ser os oponentes de circunstância como os ódios cultivados diligentemente ao longo de décadas.

Portanto, o primeiro equívoco é tentar ler o futebol fora das quatro linhas pela cartilha das boas práticas empresariais, porque na realidade nada encaixa. Para os adeptos, as finanças dos respectivos clubes são minudências quando comparadas com o objectivo máximo, o de conquistar a glória desportiva.

Tudo isto é normal. O problema de fundo está no facto de os líderes do futebol terem optado por  vestir o equipamento de adeptos, esquecendo-se de que os lugares que ocupam apresentam outras exigências de natureza ética e empresarial. E agem assim porque entendem que só desta forma garantem os seus lugares.

Os apelos do presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, para que os adeptos do clube não comprem jornais nem vejam televisão, à excepção da Sporting TV, inscrevem-se neste território da emocionalidade. Não há qualquer lógica empresarial ou sentido estratégico no pedido de Bruno de Carvalho, excepto o de tentar injectar o ódio como combustível para o reforço da coesão clubística.

Numa indústria normal, ainda para mais tratando-se de empresa cotada, o presidente do Sporting estaria a braços com um grave problema reputacional que se agravaria pelo embaraço causado junto dos patrocinadores, sendo que o seu futuro enquanto líder estaria cheio de pontos de interrogação. E isto só não acontece porque é de futebol que estamos a falar.

O problema de fundo destas atitudes é que se ancoram numa lógica de curto prazo e perpetuam um modelo já em desuso nos outros países. As condições de financiamento dos clubes alteraram-se substantivamente, a liga europeia será em breve uma realidade e as equipas portuguesas arriscam-se a ser cada vez mais subalternas, cavando a sua sepultura periférica, por força da sua incapacidade em criar valor.

Os adeptos vivem e alimentam-se da emoção. Os líderes desportivos têm a obrigação de criar uma narrativa diferente, preocupando-se com a sustentabilidade do modelo de negócio e a sua credibilização. É para eles (que não fazem o que devem) que serve esta frase intemporal do romancista e cronista brasileiro, Nelson Rodrigues: "Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola."

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
19/02/18


.
.


1512.UNIÃO



EUROPEIA



.

HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Portugal está nos cinco países 
da Europa que pior trata os idosos

A OMS analisa as agressões a idosos nos últimos cinco anos, num universo de 53 países europeus, e conclui que "Portugal tem um sério problema no que respeita aos maus tratos contra idosos".

Um estudo da Organização Mundial de Saúde que envolveu 53 países coloca Portugal no grupo dos cinco piores no tratamento aos mais velhos, com 39% dos idosos vítimas de violência.
.
Os dados foram citados esta sexta-feira, no Porto, numa conferência sobre “Reaprender a Idade: Contributos interdisciplinares”, pela médica e vice-presidente da Comissão de Proteção ao Idoso, Antonieta Dias, que afirmou que “Portugal é o país da Europa que menos investe nas pessoas da terceira idade”.

“Estamos no topo da Europa como o país que menos investimento tem para os idosos. É um estudo que está publicado e ao qual não podemos ficar alheios, para desempenharmos a nossa função de defesa de direitos humanos, de defesa dos direitos dos idosos e de defesa da cidadania”, disse Antonieta Dias.

A especialista frisou que “neste momento somos o país que tem piores condições para cuidar dos idosos, porque falta fazer o investimento credível e acompanhado do idoso”.

Para Antonieta Dias, este “investimento credível e acompanhado” consiste, nomeadamente, “em criar mais alojamentos, investir nos cuidadores, nas pessoas que acompanham os idosos e alargar o leque de investimento em relação ao apoio da terceira idade”.

A responsável apresentou “uma proposta desafiante, que é fazer com que as instituições que têm lucro invistam esses lucros na realização de outros lares, que permitam acolher as pessoas que têm condições económicas mínimas”.

“Grande parte dos idosos tem reformas de 400/500 euros e não pode pagar mil euros para estar institucionalizado durante um período temporário ou definitivo. O meu desafio é que todos comecemos a despertar para esta problemática e fazer com que os lucros das casas que institucionalizam os idosos sejam investidos em lares adaptáveis aos nossos rendimentos. Estamos na Europa, mas os nossos rendimentos estão a léguas de distâncias de todos os europeus”, frisou.

No seu Relatório de Prevenção contra os Maus Tratos a Idosos, a OMS analisa as agressões nos últimos cinco anos contra os mais velhos, num universo de 53 países europeus, e conclui que “Portugal tem um sério problema no que respeita aos maus tratos contra idosos.” Da lista negra fazem parte apenas mais quatro países: Sérvia, Áustria, Israel e República da Macedónia.

O presidente da Comissão de Proteção ao Idoso, Carlos Branco, citou dados da Associação de Apoio à Vítima relativos a 2016. “Em Portugal é já possível aferir um aumento do número das vítimas idosas, apresentando agora 1.009 pessoas idosas vítimas de crime (em média três por dia e 19 por semana). Das 1.009 vítimas registadas em 2016, contra 774 em 2013, 679 tinham idades entre os 65 e os 79 anos (67,4%) e 330 tinham entre 80 e mais de 90 anos (32,6%)”, disse.

Em declarações à Lusa, Carlos Branco considerou que face ao envelhecimento da população, “os apoios existentes não são suficientes” e que, por esse motivo, “a sociedade civil tem de organizar no sentido de tentar mitigar estas situações”.

O responsável disse que a Comissão de Proteção ao Idoso avançou há cerca de um ano com a criação da provedoria do idoso, porque “a nível local, não obstante o trabalho meritório das misericórdias, das próprias autarquias e associações que estão no terreno, não existe nenhuma instituição que se dedique e que se ocupe concretamente dos idosos”

Essa figura, de acordo com Carlos Branco, enquadra-se sempre no município, por serem “as entidades mais próximas das populações, conseguindo de forma hábil diagnosticar os problemas sociais locais”. “Preconizamos que esse provedor seja indicado pela rede social, a câmara municipal valida em sede de executivo e assembleia municipal e, depois, terá de ser validado pela comissão de proteção ao idoso, com quem vai trabalhar”, explicou.

A experiência piloto foi iniciada em 2017, “em Guimarães e Amares, e, entretanto, já foi alargada à Póvoa de Lanhoso. Existem mais quatro municípios do distrito de Braga onde será implementado já no imediato e ainda na Trofa, distrito do Porto”.

“A ideia é criar mais cinco/seis na região do Porto. A metodologia será diferente dada a dimensão do território, o que está pensado, em termos estratégicos, é implementar esta figura no âmbito das uniões de freguesias”, esclareceu.

* Devíamos ter muita vergonha pela cobardia que está implícita. Os 2,7% do PIB não educam ninguém.

.
.
III-A BÍBLIA PROÍBIDA

1-A ira de Deus 



FONTE: 
1-HISTORY
2-Universo do Documentário


.
.

SÓ POSSO ESCOLHER UM!!! 
O MELHOR SMARTPHONE de 2017



FONTE:  Nuno Agonia

.
.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Família paralímpica reunida em Braga

A cidade de Braga recebe, nos dias 13 e 14 de abril, a segunda edição do Congresso do Comité Paralímpico de Portugal, um evento que reunirá naquela cidade minhota as personalidades mais importantes ligadas à realidade do desporto adaptado e no qual serão discutidas as matérias de maior importância desta dimensão desportiva, com o foco voltado para o tema principal, que passa pelos ‘Impactos e desafios da inclusão desportiva’.
.
Com a presença confirmada do presidente do Comité Paralímpico Internacional (IPC), o brasileiro Andrew Parsons, assim como dos líderes dos Comités dos PALOP e de especialistas da área, este Congresso é visto por Leonor Moniz Pereira, uma das caras fortes da Comissão Científica do mesmo, como um "momento com bastante força", ainda que ressalve a necessidade de uma divulgação apropriada.

Professora na Faculdade de Motricidade Humana, Leonor Moniz Pereira explica que este encontro terá como objetivo "vir a conhecer as dificuldades que existem, as facilidades, vir a conhecer ou caracterizar a forma como se está a aplicar e a desenvolver a inclusão no desporto adaptado nas federações e nos clubes". De resto, no seu entender, este tipo de eventos é importante para "a sensibilização e mudança de atitude das pessoas sem deficiência para as que têm deficiência e para aumentar o conhecimento dos técnicos", isto porque os conhecimentos atuais podem não ser "suficientes para atender com qualidade às pessoas com deficiência".

A evoluir
Em conversa com Record, a filha do professor Moniz Pereira admitiu uma evolução na realidade do desporto adaptado, pelo menos no sentido da igualdade. "Já não é colocado em causa o direito das pessoas com deficiência fazerem desporto. Está a evoluir porque há mais prática desportiva e há mais pessoas a praticar fora da escola especial, como sucedia antigamente". Ainda assim, tal evolução não sucede "em termos de aproximação dos resultados internacionais", isto devido à existência de um país "hegemonicamente superior a todos os outros". De resto, na mesma linha de raciocínio, a professora da FMH, de 70 anos, admite que a "estrutura desportiva nacional é débil em relação aos outros países, pois não tem uma estrutura forte, com muitos técnicos. É mais difícil obter êxito", admite.
Cidade Europeia do Desporto de 2018, Braga foi a escolhida para albergar este Congresso do Comité Paralímpico de Portugal, mas Leonor Moniz Pereir admite que a opção tomada, sendo boa em alguns aspetos, pode não sê-lo noutros.

"É sempre importante levar o desporto adaptado para fora do centro habitual. Do ponto de vista das ideias e dos princípios, o facto de o Congresso ser em Braga é bom, por ser a Capital Europeia do Desporto, pelo aspeto da dinamização da atividade e isso é ótimo."

Ainda assim, em sentido inverso, explica que do ponto de vista prático tudo pode ser bem diferente, já que o facto de naquela cidade minhota não haver formação específica nesta área pode ‘complicar’ o sucesso do simpósio, visto que, no seu entender, só com "conhecimento se muda a mentalidade e a organização desportiva", algo que vê como fulcral.

Nesse sentido, Leonor Moniz Pereira reforça a importância cada vez maior da imprensa, seja escrita ou televisionada, na divulgação deste e outro de todo o tipo de eventos desta dimensão paralímpica. "Acho que os media têm um papel bastante importante e até determinante, pela divulgação e força que podem fazer nesse sentido", assevera. E, se assim for, então "qualquer local é bom" para este tipo de ações.

* Paralímpicos e olímpicos são gente de valor, merecem o mesmo respeito e carinho.

.
.

Carlos do Carmo

O Homem das Castanhas


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Removido na Índia 
o "maior tumor cerebral de sempre"

Um homem de 31 anos vivia desde 2015 com um tumor de 1,8 quilos que lhe afetou a visão e que três hospitais garantiam que não era passível de remoção. O 'milagre' aconteceu a 14 de fevereiro

Um lojista indiano de 31 anos, Santlal Pal, viu a sua qualidade de vida aumentar consideravelmente desde 14 de fevereiro último. Ao fim de três anos, os médicos do Hospital Nair, em Mumbai, fizeram aquilo que três hospitais já tinham recusado; removeram o tumor de 1,8 quilos no cérebro e que pesava mais do que a própria cabeça.
 .
A cirurgia demorou sete horas e os médicos não quiseram dizer nada até terem a certeza do sucesso da operação, na qual foram utilizadas 11 unidades de sangue, tendo Santlal Pal estado ligado a um ventilador nos dias que se seguiram à intervenção cirúrgica.

Para já, há uma certeza. "Está fora de perigo", assegurou o chefe da unidade de neurocirurgia, Trimurti Nadkarni, que assegurou ter lido muitos textos médicos antes de poder dizer que este é "o maior tumor cerebral de sempre". Agora o desafio de Pal é outro; recuperar a visão que perdeu nos últimos três anos. Enquanto isso, os médicos vão tentar perceber se o tumor é benigno ou maligno.

* As intervenções cirúrgicas a este tipo de  patologias têm cada vez mais sucesso, felizmente.

.
.
 1.OS IMPRESSIONISTAS


* Uma história verdadeira, baseada em documentos históricos, produzida pela BBC


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
.

Água potável
Haiti depois do sismo de 2010



FONTE: GLOBAL JAPAN


.
.



Como escapei do Boko Haram 
após ser obrigada a usar colete 
de explosivos para missão suicida 



FONTE: BBC Brasil


.
.
PSICOTERAPIA
RELAÇÃO PSICÓLOGO/PACIENTE




FONTE:  Janela da Alma Psicanalise

.
.

A PRIMEIRA MULHER
NÃO FOI A EVA


1ª MULHER CONDENADA À MORTE POR MEIO DE  UMA INJECÇÃO LETAL- 1998

Karla Faye Tucker a 3 de Fevereiro

1ª MULHER A ESCALAR O MONTE EVEREST COM PRÓTESES NAS PERNAS - 2013

Arunima Sinh, 26 anos, a 21 de Maio


1ª MULHER A ENGRAVIDAR DEPOIS DE SUBMETIDA A UM TRANSPLANTE DO ÚTERO - 2011

On August 9, 2011, a 21-year-old Turkish woman named Derya Sert
Read more at http://www.oddee.com/item_98736.aspx#swmL8k6LEWBMdxAy.99
On August 9, 2011, a 21-year-old Turkish woman named Derya Sert
Read more at http://www.oddee.com/item_98736.aspx#swmL8k6LEWBMdxAy.99
On August 9, 2011, a 21-year-old Turkish woman named Derya Sert
Read more at http://www.oddee.com/item_98736.aspx#swmL8k6LEWBMdxAy.99
Derya Sert, cidadã turca, 21 anos, a 9 de Agosto


1ª MULHER A INTEGRAR A LISTA DOS MAIS PROCURADOS TERRORISTAS ELABORADA PELO F.B.I.. -2005
Joanne Chesimard, 26 anos, pertencia ao grupo Black Liberation Army, foi presa e fugiu, na actualidade o prémio pela sua captura ascende a 2 milhões de dólares.


1ª MULHER NO ESPAÇO -1963
Valentina Vladimirovna Tereshkova, tripulou a nave Vostok 6, a 16 de Junho


1ª MULHER DOUTORADA NO MUNDO - 1678

Elena Lucrezia Cornaro Piscopia, a 26 de Junho recebeu o diploma de doutorada em Filosofia.


1ª MULHER QUE DEU A VOLTA AO MUNDO EM BICICLETA - 1895
Annie “Londonderry” Cohen Kopchovsky, nascida em Riga mas naturalizada norte-americana, iniciou a aventura a 25 de Junho de 1894, tinha cerca de 25 anos.


1ª MULHER SUBMETIDA A CIRURGIA PLÁSTICA PARA AUMENTAR O BUSTO - 1962
Timmie Jean Lindsey, mãe de seis filhos, operada no Davis Hospital, Houston, Texas, na primavera de 1962


1ª MULHER PRIMEIRA-MINISTRA - 1960
 Sirimavo Bandaranaike, chefe de governo no Ceilão, actual Sri-Lanka, tendo o seu partido, o Sri Lanka Freedom Party, conseguido 75 dos 150 lugares do parlamento

.
.


1529
Senso d'hoje
RAQUEL VARELA
HISTORIADORA
DOCENTE UNIVERSITÁRIA
"Com a flexibilidade laboral
garante-se a segurança dos lucros



FONTE: Raquel Varela

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.

BOM DIA


.
.

11-TEATRO
FORA "D'ORAS"


V-MINHA LINDA  

SENHORA



FONTE:  MeZOTP

Título Original
My Fair Lady - Minha Linda Senhora

Intérpretes:
Anabela, Carlos Quintas, Miguel Dias, Helena Rocha, Manuela Maria, Lurdes Norberto, Joaquim Rosa, Joel Branco, Manuel Maria, Mariema, Rosa Areia, Sofia Duarte Silva, Tiago Diogo, Tó Leal, entre outros

Encenação e produção - Filipe La Féria
Ano - 2004

.