05/03/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
 .
.
33-SUBTILEZAS
Como ser menos trouxa
Melhore as suas relações


RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

..
.
RIO DE JANEIRO
CARNAVAL DE 2018

ACADÉMICOS DO
SALGUEIRO












O desfile do Carnaval do Rio de Janeiro é um dos maiores espectáculos do mundo senão o maior. Durante algumas semanas vamos editar as Escolas de Samba que este ano se exibiram na Sapucai, não é só o desfile que importa, os imprevistos e os comentários de quem está na reportagem dão-nos melhor ideia do enorme e fabuloso trabalho que está por trás do espectáculo. Veja os quatro vídeos e disfrute.


FONTE: REDE GLOBO DE TELEVISÃO


.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Ministro destaca coesão territorial
 com ferrovia entre a Covilhã e Guarda

O ministro das Infraestruturas afirmou que a modernização na Linha da Beira Baixa no troço Covilhã-Guarda, cujos trabalhos foram lançados esta segunda-feira, vai contribuir para a coesão territorial e para melhorar a ligação com Espanha.

"Trata-se de um investimento de enorme importância para o interior do país, fomentando a coesão territorial e aproximando esta região, que é uma região de si já muito unida do ponto de vista económico e social, mas que agora volta a beneficiar da ferrovia como espaço importante dessa aproximação. E é uma obra que também melhorará, e de que maneira, as ligações internacionais, desde a Beira Baixa até Espanha", disse o ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
.
FOLCLORE DE CARRIS
Pedro Marques falava na Estação Ferroviária da Covilhã, distrito de Castelo Branco, onde decorreu a cerimónia do ato de consignação da empreitada e lançamento dos trabalhos, que incluem a construção da Concordância das Beiras, troço de ligação entre a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa.

O investimento total no projeto de modernização deste troço é de cerca de 77 milhões de euros, 52 milhões dos quais respeitantes à obra física, que permitirá reabrir um troço que estava fechado desde 2009.

A obra está inscrita no projeto do Corredor Ferroviário Norte e deve estar concluída dentro de 18 meses, ou seja, antes do final de 2019 passará a permitir ligação ferroviária entre os distritos de Castelo Branco e da Guarda.

"É também uma obra que suscitará a nossa capacidade para intervir de modo acelerado na renovação da Linha da Beira Alta", acrescentou o governante, explicando que tal será possível porque passa a haver uma alternativa de circulação.

Pedro Marques lembrou ainda que este investimento é a concretização de um compromisso que tinha sido previamente assumido e salientou que este Governo não se lembrou do interior apenas depois dos incêndios do verão passado e que o trabalho de valorização das regiões de baixa densidade já estava a decorrer, como exemplifica a obra lançada esta segunda-feira.

"O interior do país não pode mais ser encarado como as traseiras do Litoral, mas sim como o centro do mercado e do acesso a um mercado de 60 milhões de habitantes", acrescentou.

Segundo disse, esta aposta na modernização na ferrovia portuguesa é também mais uma peça do "desígnio" que se coloca a todos os países de consolidar o mercado único europeu, através do reforço da conectividade internacional e da melhoria da qualidade de circulação de pessoas e bens.

Uma ideia partilhada pela comissária europeia dos transportes, Violeta Bulc, que esteve presente na cerimónia e referiu que investimento na linha férrea é sempre "uma grande notícia para qualquer região", tendo aconselhado a todos que encarem este investimento como "uma oportunidade de crescimento e de atração de novos investidores".

Anfitrião desta cerimónia, o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, mostrou-se satisfeito com a antecipação desta obra que como lembrou, já era esperada, antes mesmo deste troço ter sido encerrado.

O autarca apontou as mais-valias que este investimento deverá implicar para o movimento pendular diário entre a Guarda/Covilhã/Castelo Branco e salientou como positivo o facto de os cidadãos e empresas locais passarem a dispor de uma "alternativa mais rápida, mais segura, mais cómoda e mais amiga do ambiente".

Presente na cerimónia, o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, frisou que a obra não é só importante para as duas cidades que terão a ligação direta através deste troço, mas também para toda a região e para o país.

"Este é talvez o projeto mais importante das próximas décadas, no caso concentro da Guarda porque é [criar] uma plataforma ferroviária da ligação direta a Espanha e à Europa", disse, frisando ainda a importância estratégica da obra de concordância entre as linhas da Beira Alta e da Beira Baixa.
 
A obra lançada integra, entre outros trabalhos, a renovação integral de 36 dos 46 quilómetros do troço (dez já estão intervencionados), bem como a reabilitação de seis pontes centenárias, a remodelação de estações e apeadeiros, drenagem e estabilização de taludes e a iluminação e automatização e supressão de passagens de nível.

* A obra é importante mas vai resultar em quase nada porque um enorme problema subsiste, a necessidade de um novo troço entre Abrantes e Castelo Branco, viajar no "intercidades" ao longo do Tejo é como andar de carroça.

.
.


MINUTOS DE

CIÊNCIA/170


RAIZ QUADRADA
DE NÚMERO DECIMAL



FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Vistos gold: 
Portugal não é "suficientemente rigoroso"

Portugal é um dos países da União Europeia em que a atribuição de 'vistos gold' regista falta de rigor, revelou hoje a Transparência Internacional, que defendeu que não existem diligências suficientes para confirmar a origem do património dos aplicantes.
.
Na apresentação de uma investigação conjunta com o Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), em Bruxelas, o diretor estratégico da Transparência Internacional, Casey Kelso, apontou Portugal e Hungria como exemplos de países comunitários que não têm sido “suficientemente rigorosos” no cumprimento das diligências instituídas para a atribuição de ‘vistos gold’.

“Em Portugal, não há diligências suficientes para verificar a proveniência da riqueza dos aplicantes”, sublinhou, indicando que basta a apresentação de um registo criminal.

Para corroborar a sua afirmação, o diretor estratégico da Transparência Internacional, que referiu que Portugal é um caso de estudo de como estes programas podem corromper um Governo, indicou o caso do ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo, que está a ser julgado no âmbito do processo em que se investiga a atribuição de ‘vistos gold’ a cidadãos estrangeiros.

“O julgamento que está a decorrer em Portugal é paradigmático [dos perigos dos ‘vistos gold’]. Há 11 pessoas que exerciam cargos públicos que estão a ser julgadas”, reforçou a responsável estratégica para a União Europeia (UE) da organização não-governamental Global Witness.

Rachel Owens elogiou a eurodeputada socialista Ana Gomes, que definiu como uma “campeã na luta contra os vistos gold”, e lembrou que uma vez que alguém obtém a cidadania portuguesa pode circular livremente na UE.

No caso português, a investigação destaca a aquisição de ‘vistos gold’ por parte de membros da “classe dirigente” de Angola, através da compra de propriedades em território nacional.

“Não sabemos quanto está a ser investido no imobiliário, porque é um setor tão opaco que simplesmente não conseguimos obter os dados”, reconheceu Casey Kelso, argumentando que os preços “excessivos” da habitação registados neste momento em Lisboa são uma consequência do programa.

Segundo dados publicados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre 08 de outubro de 2012, data de lançamento do programa, e 31 de janeiro de 2018, os ‘vistos gold’ representaram um investimento de 3,5 mil milhões de euros, dos quais 3,1 mil milhões resultantes do setor imobiliário.

O diretor da Transparência Internacional, Carl Dolan, assumiu “uma preocupação crescente” relativamente ao que estes esquemas representam para a integridade do Espaço Schengen. “Estas pessoas estão a comprar o acesso à cidadania comunitária e à UE”, completou.

A investigação concluiu que os programas dos ‘vistos gold’ são vulneráveis a abusos e minam a luta contra a corrupção na UE e nos países vizinhos, devido, entre outras coisas, à ausência de um escrutínio rigoroso à origem da riqueza dos beneficiários dos ‘vistos gold’, e à opacidade quanto à identidade dos beneficiários.

“[Os ‘vistos gold’] são irresistíveis para países pequenos, que tem alguns problemas económicos. Os governos tendem a manter o anonimato destas pessoas, que não querem ser expostas. O dinheiro é a base de tudo”, reconheceu Jody McPhillips, do OCCRP, que sublinhou que este é um negócio de milhares de milhões de euros para os Estados.

Os resultados da investigação, que decorreu nos últimos seis meses, e que incidiu sobre os programas de oito Estados-Membros – Portugal, Áustria, Bulgária, Chipre, Hungria, Letónia, Lituânia e Malta –, e de Arménia e Montenegro, serão apresentados esta tarde junto de entidades comunitárias.

“Vamos expor estes esquemas representam um risco para a integridade europeia e para os valores comunitários. A Comissão Europeia tem um papel crucial a desempenhar para proteger os seus cidadãos de esquemas de corrupção. Este estudo apresenta sugestões sobre as diligências que a União Europeia pode tomar para evitar que isto aconteça”, explicou Rachel Owens.

* O senhor Casey Kelso está equivocado, não é uma questão de rigor, sim de cumplicidade.

.
.
IXX- MEGA MÁQUINAS

1- ANTONOV AN-225


*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção da NG.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
 HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
Amor ou Ódio. 
A inteligência artificial chegou
 aos reality shows

Nova aplicação funciona nas galas em direto da "Casa dos Segredos".

A inteligência artificial chegou aos reality shows em Portugal. A startup portuguesa Viva Superstars desenvolveu uma nova aplicação móvel para a sétima temporada da “Casa dos Segredos” e apresentou novas funcionalidades para os seus utilizadores, mesmo para aqueles que vivam no estrangeiro. 
 .
 Amor ou Ódio é uma dessas ferramentas, que funciona em diretos de televisão. A aplicação cruza as opiniões expressas pelos utilizadores com o reconhecimento facial dos concorrentes que aparecem no ecrã, atribuindo-lhes automaticamente uma pontuação em percentagem. A popularidade dos concorrentes “poderá ser acompanhada, em tempo real, através de gráficos individuais.

A aplicação, além disso, conta a ajuda da “voz” – uma das principais características da “Casa dos Segredos – e com o sistema das votações em direto. Também é possível acompanhar e participar nos grupos, que agregam informação e chats por concorrente específico além de fazer gravações de clips em playback com citações conhecidas da “voz”.

Sedeada na Costa da Caparica, a Viva Superstars é especialista no desenvolvimento de produtos interativos, que sirvam como “segundo ecrã” e que possam ser utilizados enquanto estão a ser transmitidos programas na televisão. A empresa começou com a aplicação Viva Ronaldo, parceria entre Cristiano Ronaldo e a agência Polaris Sports.

* Vejam como é fácil transformar a cabeça das pessoas numa enorme lixeira.


.

PEDRO IVO CARVALHO

.





#52vezes


Quanto vale um gestor de uma empresa que acumula milhões de euros de lucros ano após ano? Se a resposta for dada pelos acionistas, é simples: vale ouro. Desde que o nosso (deles) quinhão esteja garantido. Mas se a mesma pergunta for lançada aos trabalhadores dessa empresa, é natural que respondam qualquer coisa como "não vale nem metade do que lhe pagam". São respostas naturais de quem olha para a natureza das disparidades salariais a partir de lugares distintos. António Mexia, por exemplo, ganha 52 vezes mais do que a média salarial dos trabalhadores da EDP, estimada em 42 mil euros/ano. Em 2017, o presidente da elétrica levou para casa 2,2 milhões de euros, entre remuneração fixa, variável e prémios. O que até foi mais do que no ano anterior, embora os gastos do grupo com pessoal tenham diminuído de 493,7 milhões de euros para 491,7 milhões de euros. Portugal está a consumir menos energia, mas está a pagar mais pela energia que consome (o termo técnico é penúria energética); é, de entre os países da União Europeia, dos que cobram mais pela eletricidade. E é a mesma nação em que 800 mil pessoas beneficiam da tarifa social de energia por não terem rendimentos dignos. À luz desta realidade, e pese embora as liberalidades do mercado, estas gratificações serão sempre uma afronta. Não há outro nome para isto.

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
03/03/18


.
.


1522.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"DESTAK"
Exposição sobre vida e obra de Saramago em São Paulo a partir de terça-feira

Uma exposição sobre a vida e obra de José Saramago, composta por filmes e objetos pessoais do escritor português, abre na terça-feira, em São Paulo, para dar a conhecer melhor aos brasileiros o autor de "Ensaio sobre a cegueira". 
 .
A mostra "Saramago - os pontos e a vista" estará patente até dia 03 junho, no Farol Santander, na cidade brasileira de São Paulo, anunciou a Fundação José Saramago (FJS).

A exposição aborda a vida, a produção literária e o pensamento do Prémio Nobel de Literatura, através de um "vasto material audiovisual" e de alguns objetos pessoais do escritor, como o computador com o qual escreveu "Ensaio sobre a Cegueira", romance que foi adaptado ao cinema pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles.

* José Saramago está mais vivo de  que alguns cadáveres adiados que ainda mexem, aqueles que o denegriram, sem contar com a pudoreza católica. "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", grande livro.

.
.

CIDADES PERDIDAS

DA AMAZÓNIA/4


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.
3-POWER
O poder por trás da energia




FONTE: CANAL HISTORY

.
.
HOJE NO
"i"
José Cid: 
"Há um abismo entre o Salvador Sobral
 e esta coisa que é ‘O Jardim'"

Músico que este ano regressou ao Festival da Canção contesta a escolha da canção de Isaura interpretada por Cláudia Pascoal

"Há um abismo entre o Salvador Sobral e esta coisa que é ‘O Jardim’. Não tenho orgulho em ser representado por esta canção, mas é o público que temos", declarou no rescaldo da final de ontem à noite à NiT.

"Eu escrevi uma canção sobre Portugal, e aceitei humildemente a minha derrota, mas não era isto que eu esperava. Votei na canção seis [‘Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada’, de Catarina Miranda]", disse.

"Se queríamos levar uma pessoa e canção que seja o completo oposto do Salvador Sobral, escolhemos a certa. Tenho-me rido [a ver a final], pela desafinação, pela falta de expressão vocal. A meu ver, falta uma coisa que é gravíssima: perdemos a identidade política e cultural, esta canção não representa o povo e a cultura portuguesa. Chama-se ‘O Jardim’, não é? Só faltava ter sido cantada pelo Alberto João Jardim", criticou.

A canção "O Som da Guitarra é a Alma de um Povo", de José Cid, caiu nas meias-finais. O sobrinho Gonçalo Tavares não o acompanhou, ao contrário do que estava previsto.

* Subscrevemos as afirmações de José Cid, ao festival vai um jardim murcho. A canção de Cid ao contrário do que é habitual também não tinha qualidade, já agora damos a nossa modesta opinião; havia uma canção boa, a de Jorge Palma, cantada por uma vozinha sem força,  a canção de Tito Paris tinha swing, boas harmonia e melodia e voz clara, forte e com brilho, era a nossa preferida, que nos desculpem os inteligentes da crítica.





.
.

Telmo de Lima Freitas

Prenda Minha


.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Doping: 
Comissão Parlamentar acusa Wiggins
 e equipa de comportamento pouco ético

Uma comissão parlamentar britânica acusou esta segunda-feira a equipa Sky de ter utilizado substâncias para melhorar o rendimento da equipa e nomeadamente Bradley Wiggins, que venceu a Volta a França em 2012, ainda que sem violar as regras da Agência Mundial anti-Dopagem.
.
O relatório da comissão de Cultura, Media e Desporto considera que a utilização do Triancinolona, um corticoide de ação anti-inflamatória (aceite fora de competição) e prescrito a asmáticos, tinha a finalidade de ajudar Wiggins - que sofre de asma - e os companheiros a perderem peso sem os fragilizar, e não tratar a alergia.

«Perante provas recolhidas pela comissão, pensamos que este poderoso corticoide foi utilizado para preparar Bradley Wiggins, e talvez outros corredores que o apoiavam. O propósito não era o tratamento médico, mas sim melhorar a condição física», diz um relatório da Comissão.

«Estrs atos cruzam a linha ética que David Brailsford [manager de Sky] diz ter estabelecido para a equipa».

A Sky e Bradley Wiggins, que se retirou no final de 2016, negaram as implicações. «É triste que façam estas acusações, que as pessoas possam ser acusadas de coisas que não fizeram e que estas se tornem factos. Refuto firmemente a acusação de que qualquer medicamento foi utilizado sem necessidade médica. Espero poder defender-me nos próximos dias», escreveu na sua conta no Twitter o corredor.

*  A comissão parlamentar não revelou ética, acusar só com grande fundamento.

.
.

Portugal bem português

III-Regresso ao Mar/1
1 -A ECONOMIA DO MAR



* Esta é uma compilação de séries pelo o nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Fórum Oceano

..
.
ONU
Sem acções pela igualdade  
de género, o mundo não
alcançará objetivos globais



FONTE: ONU Brasil


.
.
 Instituto Gremar
ONG oferece segunda chance de vida
 para animais encontrados na praia



FONTE: EFE Brasil

.
.
Sexo, mentiras e dados
O que esconde a detenção 
de uma jovem bielorrussa



FONTE: EURONEWS

.
.
115-NO GINÁSIO
AULA DE DANÇA 
MAMBO/1
(NÍVEL INICIADO)




COM PROFESSORA LIRA BUENO

FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.


1539
Senso d'hoje
SÓNIA LAYGUE
PRESIDENTE DA "RARÍSSIMAS"
TRABALHA EM "PRO BONO"
"SITUAÇÃO DIFÍCIL DA INSTITUIÇÃO"



FONTE: OBSERVADOR

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.

AMORTECEDOR DE FOLHAS


.
.

BOM DIA


.